quarta-feira, 8 de outubro de 2008

REGULAMENTO/NORMAS PARA A ACTIVIDADE

REGULAMENTO/NORMAS PARA A ACTIVIDADE - 2008-2009

1. Regulamento

Obrigatório apresentar a carteira-licença ou guia que a substitui em todos os convívios calendarizados pela ABC/CDMB (caso o passaporte seja adaptado com cópia das informações da inscrição passará a servir também o passaporte)

a) As regras são as regras FIBA- Mini, de forma geral, com algumas adaptações fruto das particularidades na realidade distrital/nacional.
b) O campo de jogo deverá ter as dimensões adequadas ao minibasquete (22x12m a 25 x 15 m). Tabelas à altura de 2,60m.
c) Os jogos têm a duração de 4 períodos de 10/8 minutos corridos (minis 10 e 8) ou 4 períodos de 12/10 minutos corridos (minis 12), com intervalo de 3 minutos entre o 2º e o 3º período e de 1 minuto entre os restantes períodos.
d) Cada equipa tem 3/4/5 jogadores em campo (conforme a fase da competição e escalão)
e) Cada equipa deve indicar um mini-árbitro. Contudo é responsabilidade do clube que organiza o convívio, enquadrar todos os jogos com um árbitro e um oficial de mesa
f) Em todos os jogos será feito o boletim de jogo que é enviado ao CDMB juntamente com o relatório do convívio
g) Escalões: Minis 8 (nascidos em 2003 – após 6 anos completos, 2002,2001) Minis 10 (nascidos em 99*,2000) e Minis 12 - (nascidos em 97*,98,99)
*podem jogar também no escalão acima
h) Cada jogador só pode jogar o seu segundo período quando todos os outros jogadores já tenham jogado, pelo menos, um período ou estejam a iniciar o primeiro período. Em situação alguma um jogador pode jogar três períodos consecutivos.
i) As faltas em acto de lançamento dão direito a dois lançamentos livres
j) Apenas poderão realizar-se substituições nos 3º e 4º períodos, com o jogo parado e a bola na mão do árbitro; Nos 1º e 2ºs períodos as substituições poderão realizar-se apenas em caso de lesão ou manifesta falta de fair-play.
k) Nos minis 10 é proibido tirar a bola da mão e nos minis 8 é proibido tirar a bola ao jogador que a tem na mão ou em drible.
l) Em situações de bola presa aplica-se a regra de posse alternada.
m) Horários indicados para início dos convívios: manhã – 10.00h, tarde – 15.00h

2. Normas

a) A actividade distrital para estes escalões decorre em convívios. Nestes convívios cada equipa realiza dois jogos de minibasquete.
b) Nos convívios de Minis 8, no intervalo entre os dois jogos pode ser realizada outra actividade desportiva (Jogo de Passes, Bola ao Capitão, Estafetas, Beisebasquete, Barrabasquete, percursos técnicos, etc).
c) Cada equipa é constituída por dez atletas, podendo no entanto participar com um máximo de doze atletas. O treinador/monitor é responsável por equilibrar o tempo de jogo dos atletas da sua equipa, pois nestas idades O MAIS IMPORTANTE É PARTICIPAR !!!
d) Sempre que, no decorrer da actividade se verifique que o desnível entre as duas equipas é impeditivo do mínimo sucesso de uma delas, ou ainda quando alguma das equipas se fizer representar por menos de oito elementos, devem os treinadores dialogar no sentido de encontrar a melhor solução para as crianças:

- Reorganizar as equipas com atletas de ambos os lados de forma a equilibrar o nível de jogo
- Proceder a substituições de um lado e de outro de forma a jogarem em simultâneo os atletas de nível idêntico
- Trocar o calendário do convívio jogando com uma das outras equipas presentes
- Não jogar 5x5 ou 4x4 mas sim fazer jogos reduzidos de 3x3 em meio campo
PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIO CLUBE DO ANO - 2008/2009
e atribuição de vagas nos eventos nacionais

O CDMB terá em consideração os seguintes aspectos:

1) Número de atletas inscritos
2) Número de equipas a participar na actividade distrital
3) Número de convívios organizados no âmbito da actividade distrital
4) Número de convívios em que participaram no âmbito da actividade distrital
5) Número de convívios organizados no âmbito da actividade inter-distrital, nacional ou internacional
6) Número de convívios em que participaram no âmbito da actividade inter-distrital, nacional ou internacional
7) Presença nas reuniões convocadas pelo CDMB
8) Presença nas acções de formação promovidas pelo CDMB/outras acções de formação
9) Incumprimento das normas de funcionamento da actividade

Considerando estes critérios, será elaborado um ranking da seguinte forma:

Ponto 1) 1 ponto por cada atleta inscrito
Ponto 2) 10 pontos por cada equipa a participar nas actividades
Ponto 3) 20 pontos por cada convívio: organização - distrital
Ponto 4) 10 pontos por cada convívio em que participam – distrital
Ponto 5) 20 pontos por cada convívio: organização– inter-distrital, nacional, internacional
Ponto 6) 5 pontos por cada convívio em que participam– inter-distrital, nacional, internacional
Ponto 7) 10 pontos por cada reunião convocada pelo CDMB – reuniões com todos os clubes
Ponto 8) 20 pontos por cada acção de formação
Ponto 9) Incumprimento de normas

Atraso nas actividades: menos 5 pontos
Falta sem aviso: menos 20 pontos
(até 2ª feira anterior)
Número mínimo de atletas: menos 10 pontos
Envio de relatório e boletins: menos 25 pontos


NOTAS:
Para efeitos do primeiro prémio é requisito ter organizado no mínimo 3 convívios durante a época (2 no 2º período e 1 no 3º período) por equipa do clube que participe na actividade
A Atribuição das vagas para o Memorial Mário Lemos será feita tendo em atenção o Ranking (duas vagas) e procurando premiar o clube de entre os mais pequenos que mais evoluiu (duas vagas).
A atribuição de vagas para os Jamborees Nacionais será feita tendo em atenção o ranking, considerando todos os clubes acima da média e por rotatividade.