quarta-feira, 8 de outubro de 2008
CONCLUSÕES DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CDMB
Comité Distrital de Minibasquete - 1ª reunião com o plenário
1. Estrutura do CDMB – ABC e Plenário (funções)
A reunião teve início com a apresentação e recolha de contactos dos membros do comité distrital e plenário, tendo sido explicadas as funções deste órgão: discutir e aprovar as normas e regulamentação para a actividade de minibasquete distrital e propor e aprovar o calendário das actividades para a época.
Estiveram presentes, pelo CDMB, Sr.José Manuel, Carlos Gonçalves e Isabel Lemos; pelo plenário, Moura Távora e Jorge Galvão (PT), Alexandre Fernandes (Sampaense), Adriano Mendes (Fundação Ferreira Freire), Mário Ramos (Ginásio), Rui Marques (S. Teotónio), Fernando Lucas e Hernâni Folgado (AAC), Vasco Azenha (Clube Infante Montemor), João Gonçalves (Olivais), Eduarda Lopes e João Costa (BCC).
Faltaram representantes do Lousanense, Sporting Figueirense e Associação Naval 1º Maio (aguardamos a indicação dos clubes quanto ao seu elemento para este órgão).
2. Promoção/formação/regulação da actividade
Neste ponto, decidiu-se fazer a divulgação nos meios de comunicação social relativamente à actividade dos clubes no sector mini. Assim, todos os clubes devem enviar à ABC/CDMB os seus horários, nome e contacto do responsável, para que seja divulgado numa notícia global referente ao minibasquete distrital. Prazo – até dia 10 de Outubro, 6ª feira.
Foi analisado o passaporte do mini, a sua importância e validade de acordo com os objectivos que estiveram presentes ao seu lançamento – aumento do número de inscritos e aumento do compromisso com a actividade . A opinião geral é que se deve manter o passaporte e torná-lo mais significativo podendo substituir a carteira do atleta nos convívios caso seja viável colocar toda a informação da inscrição oficial na sua primeira página. A cada atleta inscrito será distribuído um passaporte e em cada convívio em que participe no âmbito da actividade distrital recebe um selo alusivo.
A época vai começar com uma acção de formação para treinadores e monitores dada pelo Comandante San Payo Araújo, no dia 26 de Outubro em horário/local a indicar brevemente.
As normas e regulamentos para a actividade foram revistos e aprovados, o documento segue em anexo.
No balanço do Projecto Treinar com Pais e Mães considerou-se que a participação dos pais e mães não foi regular e que houve falta de responsabilidade dos clubes na valorização do projecto. Desta forma, e dado o elevado custo do mesmo, decidiu-se pela não continuidade das acções ao longo da época, tendo ficado em aberto a possibilidade de se fazer uma acção/fórum sobre o tema numa data específica.
Mantêm-se as actividades de convívio entre pais e filhos de diferentes clubes, em alguns momentos da época, e a distribuição do folheto elaborado no contexto deste projecto.
Os Clubes foram informados da importância de comunicarem por escrito à ABC sempre que tenham actividades fora do calendário distrital, para que o seguro esteja activo e também para que se possa fazer de forma justa o ranking dos clubes.
Foram ainda alertados para a inscrição de treinadores/monitores de forma a terem também direito ao seguro desportivo.
Relembrámos que os diversos clubes têm bolas atribuídas na época passada pela FPB, no âmbito das Escola de Minibasquete Portuguesas. Essas bolas devem ser levantadas na ABC.
Plano de Actividades 2008-2009
3 períodos correspondentes aos períodos escolares
1º Período - Torneio de Abertura
MIX (com atletas de vários clubes a serem misturados para formar equipas)
Jogos 3x3 campo inteiro nos campos laterais (cada período é subdividido em dois de 5 minutos = 8 períodos de 5 minutos corridos)
Dia 25 de Outubro – Organização AAC*/CDMB, Torneio Abertura MiniNAS
(para todas as atletas minis femininas)
*ainda à espera de confirmação
Dia 26 de Outubro, 14.00h-16.00h*,Acção formação para técnicos minibasket com San Payo Araujo (DTN – Mini) – local a indicar
*horário a confirmar
Dia 1/2 de Novembro– Organização Ginásio/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS12
Dia 8 de Novembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS10
Torneio Minis em Acção
Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais
Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização Clube Infante Montemor, Minis 12 Masc/Mx
Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização BC Cantanhede, Minis 12 Feminino
Dia 22 de Novembro, 10.00h – Organização A Académica C, Minis 10
Dia 29 de Novembro, 10.00h – Organização C P Telecom, Minis 10
Torneio de Natal
Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais
Dia 13/14 ou 20/21 de Dezembro – um convívio para cada escalão:
Dia 14 Dezembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Minis 12
Dia _____ Dezembro – Organização Ginásio/CDMB, Minis 10
Dia 13 Dezembro, 10.00h – Organização BCC/CDMB, Minis 8
2º Período - Torneio Supermini
Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais
A actividade decorre em convívios de 4 equipas.
Após a inscrição/confirmação do número de equipas/escalão por clube é elaborado o calendário provisório com os seguintes princípios:
- Todas as equipas têm periodicidade de convívios conforme o escalão: de 15 em 15 dias para minis 12 (será feita divisão por níveis 1º ano e 2º ano), de 3 em 3 semanas para minis 10 e mensais para minis 8.
- Cada equipa recebe no mínimo um convívio
- Caso exista desnível competitivo manifesto entre grupos de equipas num mesmo escalão serão criados subgrupos de nível
Minis 8 – 24/25 Janeiro; 21/22 Fevereiro; 21/22 Março
Minis 10 - 17/18 Janeiro 7/8 Fevereiro; 28 Fev/1 Março; 21/22 Mar
Minis 12 –10/11 e 24/25 Janeiro;7/8 e 21/22 Fevereiro; 7/8 e 21/22 Março
Especial Jogar com Pais e Mães – 15 de Fevereiro de 2009
Convívio para os pais e mães virem jogar com os filhos
3º Período – A definir em reunião posterior
Forum do basquetebol – A.B.C. – 23 de Maio
Especial Jogar com Pais e Mães – 24 de Maio de 2009
Convívio paraos pais e mães virem jogar com os filhos
FESTA DE ENCERRAMENTO – 6 ou 7 de Junho (definir sábado ou domingo)