domingo, 28 de janeiro de 2007

REUNIÃO NACIONAL MOSTRA QUE O MINIBASQUETE ESTÁ NO CAMINHO CERTO


No passado sábado, na sede da FPB, reuniu o Comité Nacional de Minibasquete. Foram os anfitriões da reunião, Mário Saldanha (Presidente da FPB), Ana Maria (Vice-Presidente do CNMB) e o Director-Técnico do Comité, San Payo Araújo. Das 21 Associações distritais, fizeram-se representar 12. Um número bastante bom.
A reunião foi viva e deu a oportunidade de todos conhecerem as realidades de cada um. O Minibasquete está, de facto, no bom caminho e o trabalho iniciado em 2000 começa a dar os seus frutos. Em verdade, pode dizer-se que o Minibasquete é uma realidade que já não vive do improviso, mas sim, de um trabalho acente em objectivos e projectos.
Algumas ideias e experiências "apareceram" tal como a formação de Comissões de Pais ligadas ao Comité Distrital, Cursos Anuais de Primeiros Socorros, o escalão Infantil de ligação entre o desporto escolar e o federado, Escola de Arbitragem, sobre a possível introdução de conteúdos de nível I no Minibasquete e o possível avanço para 3 escalões dentro do Minibasquete - sub 12 anos (minibasquete), sub 10 anos (microbasquete) e sub 8 anos (babybasquete). Neste ponto, os escalões foram bem aceites, já os nomes escolhidos para os designar nem tanto, entre outras.
Algumas preocupações relacionadas com a Formação de Formadores dos Clubes, a não inscrição de todos os minis em actividade, a questão do Seguro Desportivo foram igualmente abordadas.
Nas conclusões, o Presidente Mário Saldanha afirmou ser o Minibasquete apoiado pela Federação e o facto da sua presença na reunião ser sinal disso.
Já San San Payo Araújo referiu, entre outros assuntos, que "sem investimento não há desenvolvimento. Há que ter ideias. Acredito nos projectos em que o elo humano está ligado. O grande investimento é na mobilização das pessoas. Reconhecer o seu trabalho e dar-lhe visibilidade". "Eventos com qualidade são eventos mobilizadores. Se tiverem qualidade as pessoas/os jovens vão querer voltar". "A importância dos Blogs. Não há projectos, sem divulgação". "Há modelos. Há orientações, no entanto, tudo depende da realidade no terreno. O segredo é trabalho e organização".
O nosso Comité fez-se representar pelo seu Presidente, José Manuel Almeida, pela Directora-Técnica da ABC, Isabel Lemos e por Carlos Gonçalves.