quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

FPB divulga notícia da reunião nacional de minibasquete


Associações presentes saíram satisfeitas da reunião
Mário Saldanha ausculta minibásquete

Os responsáveis pelo minibásquete das Associações do Alentejo, Algarve, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, São Miguel, Santarém Setúbal, Viana do Castelo e Viseu reuniaram no passado sábado, na sede da FPB, com Mário Saldanha (Presidente da FPB), Ana Maria (Vice-Presidente do CNMB) e o Director-Técnico do Comité, San Payo Araújo.

A reunião que decorreu em bom ritmo e deu a oportunidade de todos conhecerem as realidades das diversas Associações presentes. Após uma breve panorâmica do caminho trilhado pelo minibásquete desde 2000 foram apresentados pela FPB/CNMB dois novos projectos: A reformulação dos escalões etários do minibásquete e o projecto dos Convívios Interdistritais Banif.
Seguidamente os Comités Distritiais apresentaram o que estavam a fazer e surgiram novas ideias a serem consideradas. Das diversas sugestões destacamos as de: Aveiro que falou na necessidade da formação de Comissões de Pais ligadas aos Comités Distritais, cursos de primeiros socorros e suporte básico de vida, da necessidade da criação de um escalão de transição os infantis ligando o desporto federado ao escolar e escola de arbitragem, Coimbra a ideia do passaporte para os eventos de mini, ideia que sensibilizou muito o Presidente da FPB; Viana do Castelo e Porto grande preocupação com o minibásquete feminino sugerindo o alargamento do circuito Ticha Penicheiro pelo país inteiro.
O problema das inscrições também foi debatido, e amplamente abordado pelo Presidente da FPB. As associações presentes manifestaram a sua satisfação pela forma como dercorreu esta reunião ficando a imagem que o minibásquete está no bom caminho e nas conclusões, o Presidente Mário Saldanha afirmou ser o Minibasquete apoiado pela Federação e o facto da sua presença na reunião ser sinal disso. Por delegação do Presidente San Payo Araújo encerrou os trabalhos mencionando, que sem investimento não há desenvolvimento. Há que ter ideias e acreditar nos projectos em que o elo humano e a sua capacidade é determinante, na ausência de recursos o grande investimento tem de ser feito na mobilização das pessoas. Reconhecer o seu trabalho e dar-lhe visibilidade. Como disse o blog do CDMB de Coimbra cdmb-coimbra.blogspot.com a Reunião Nacional mostra que minibásquete está no caminho certo.
(texto retirado do sítio da Federação Portuguesa de Basquetebol)