sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CLINIC TREINADORES - SELECÇÔES NACIONAIS DE JOVENS











Decorreu em Coimbra no passado dia 30 de Outubro uma acção de formação destinada a todos os treinadores e em especial aos que trabalham com escalões de sub-14 a sub-20 e Seleccionadores Distritais. Esta formação contou com uma parte prática, demonstração do trabalho a desenvolver com os jovens em campo, dada pelos Seleccionadores Ana Catarina (sub-16 fem.) e André Martins (sub-20 masc.). No período da tarde a sessão foi em auditório. Presentes, Ana Catarina, Maryana Koustorkova, Eugénio Rodrigues, no feminino e Augusto Araújo e André Martins, no masculino. Cada Seleccionador apresentou um vídeo resumo de alguns momentos dos jogos do Europeu, destacando os aspectos mais críticos.



Neste ponto destacamos algo comum a quase todos os grupos, como positivo a dinâmica ofensiva, capacidade para responder às várias dificuldades que nos foram criadas do ponto de vista da defesa pelas outras selecções, e o ressalto ofensivo, numa demonstração da atitude de entrega ao jogo e espírito solidário dos nosso atletas. Também praticamente transversal a todas as selecções , o sucesso defensivo com a aposta na defesa em todo o campo.

Os nosso pontos fracos comuns foram identificados como sendo o ressalto defensivo e a percentagem de lançamentos, em especial a capacidade de finalização em zonas próximas do cesto.

Estava lançado o mote para o debate previsto com todos os treinadores presentes mas os moderadores, Ricardo Vasconcelos e Rui Alves, tinham algo importante a anunciar: O início do PFD, Processo de Formação Desportiva, como um conjunto de intenções que visa a coesão nos métodos de recrutamento, planeamento, treino, acompanhamento e competição de todas as selecções nacionais jovens e centros de treino nacionais, com ligação prevista às selecções distritais e clubes de todo o país. Objectivo: Formar Melhores jogadores.

Assim, foi com este pano de fundo promissor que decorreu o debate sobre a sessão. Os treinadores presentes demonstraram ter estado atentos às apresentações, com algumas questões práticas sobre as estratégias e as prioridades do trabalho desenvolvido. Sentiu-se também nas intervenções o desejo de fazer parte desta grande equipa de trabalho, para o que forma pedidas aos coordenadores nacionais, orientações que possam ser aplicadas ao trabalho dos clubes.

Terminou ainda com muitas questões no ar, mais uma formação muito participada e de grande interesse para quem está comprometido no trabalho com os jovens jogadores.

Esta acção foi organizada em colaboração entre a ENB e a ABC com o grande apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, Escola Superior de Educação e Sindicato dos Professores da Região Centro.

As Selecções distritais da ABCoimbra de sub-16 fizeram a demonstração das prelecções.