quarta-feira, 6 de junho de 2007
UMA PRIMEIRA OPINIÃO SOBRE O PAPEL DOS PAIS E MÃES JUNTO DOS MINIS
Opiniões de Pais & Mães
Local: Festa da Família/Minibasquete - Lousã
Data: 3 Junho, 2007
O convívio de minibasquete da Lousã foi um momento muito especial que reuniu dezenas de Pais e Mães, o que permitiu, através de algumas conversas informais, recolher opiniões destes “agentes desportivos” tão importantes - os PAIS - em relação à vida desportiva dos seus filhos. Mais concretamente, tentámos perceber quais as expectativas que os pais têm em relação ao papel do treinador nestes escalões e qual a percepção que os pais e mães têm em relação ao seu próprio papel neste processo.
Resumindo as opiniões recolhidas, pudemos verificar que algumas das competências mais valorizadas pelos pais num treinador de minibasquete são: este ser carinhoso e atencioso com os atletas; estar disponíveis para falar com os atletas e comunicar de forma positiva; e manter um bom relacionamento com os familiares da criança.
Relativamente à importância atribuída pelos Pais à sua participação na vida desportiva dos filhos, foram referidas algumas questões tais como: assistir e interessar-se pelos treinos e convívio; dar ânimo aos atletas; estar disponível para participar, ajudar e envolver-se na organização de eventos (ex: facilitar transporte, etc...). Resumindo, incentivar e participar nas actividades praticadas pelo seu filho.
Os pontos referidos, embora parecendo óbvios, são muito importantes para ter em linha de conta no sentido de não serem esquecidos e alimentar estes comportamento a bem da “saúde” da prática desportiva das nossas crianças. É importantes percebemos que todos desempenhamos um papel importante neste campo.
Helena Margarida C Gomes, Psicóloga