Decorreu no dia 11 de Março de 2008, pelas 21.30h na ABC, a 2ª reunião do CDMB/Plenário e Clubes.
Estiveram presentes o presidente do Comité Distrital de Minibasquete, Sr. José Manuel, a directora técnica da ABC, Isabel Lemos; da Associação Académica de Coimbra, Sofia Pereira; do Clube Infante de Montemor, Vasco Azenha; do Clube Portugal Telecom, Moura Távora; do Ginásio Clube Figueirense, Mário Ramos e do Olivais Futebol Clube, Augusto Cavaleiro, João Cortez Vaz e Luís Calheiros.
1- Informações
Neste ponto fez-se um balanço da actividade realizada até ao momento tendo sido proposta a criação de um grupo com as equipas de minis 12 de nível 2º ano que vão competir apenas em campos de dimensões maiores, de forma a corrigir o excesso de contacto físico que se tem verificado neste escalão.
Foi colocado também o problema da equipa de minis 12 do Sporting cujo nível é por vezes desadequado à competição em que está inserida. Assim, o Comité irá, na medida do possível, calendarizar os convívios de minis 12 nível 1º ano tendo em atenção as particularidades desta equipa.
Falou-se ainda no Blog do Minibasquete para se constatar que nos últimos tempos a dinâmica inicial tem-se perdido um pouco, fruto do nascimento de blogs “particulares” dos clubes e também de alguma negligência no envio de informação por parte destes para além de estar apenas uma pessoa do CDMB responsável pela actualização.
Todos foram unânimes em considerar que é fundamental que se mantenha o blog do CDMB, centralizando a informação oficial e informação sobre as actividades do CDMB. Os clubes devem também cumprir o seu lado nesta tarefa e enviar as informações das suas actividades.
Augusto Cavaleiro, convidado para colaborar, manifestou-se disponível para apoiar o actual editor do blog caso necessário.
Este fim-de-semana decorre a Fase Final da Taça Feminina e pretendia-se dar um colorido à competição com os atletas de minibasquete do distrito mas devido à participação de várias equipas no Torneio de Valença esta iniciativa ficou sem efeito.
2- Calendarização das actividades do 3º período – Torneio Primavera
Até 20 de Março, os clubes devem indicar as datas que propõem para a organização dos convívios em sua casa e referentes ao Torneio Primavera (Abril e Maio). Devem igualmente indicar quantas equipas participam em cada um dos níveis/escalões propostos.
Escalão minis 12, nível 2º ano – convívios em campo grande e tabelas altas com bola nº 5
Escalão minis 12, nível 1º ano – convívios em campos atravessados e jogados em 4x4
Escalão minis 10 – convívios em campos atravessados e jogados em 4x4
Escalão minis 8 – um convívio em Abril e um convívio em Maio (restante actividade informal com organização dos clubes) forma de competição livre e da responsabilidade do clube organizador
Datas a considerar:
(no dia 12 de Abril não calendarizamos actividade devido à acção Treinar com Pais e Mães)
Abril: 5,6,13,19,20*, 26,27
Maio: 3,4,10,11,17*,18,24,25,31
*torneio Ticha Penicheiro, participam AAC, Olivais e PT em minis 12 Femininos (Decorre também no dia 8 de Junho)
Outras Datas importantes:
17,18 Maio – Torneio da Escola Sec. Amadora (10 e 12 Femininos)
10 de Junho – Festa de Encerramento
28 de Junho – MiniSportzone
Atempadamente os clubes terão oportunidade de se inscrever nestas actividades
3- Preparação da Acção Treinar com Pais e Mães
Esta acção decorre no próximo dia 12 de Abril com o seguinte calendário:
11.00h às 13.00h – Sala, formação com treinadores
15.00h às 16.00h – Sala, formação com pais e mães
15.00h às 16.00h – Pavilhão, minibasquete (filhos)
16.00h às 17.00h – Pavilhão, jogos pais/mães/filhos
17.30h às 18.30h – Lanche convívio
Em breve será enviada aos clubes ficha de inscrição relativa a esta acção. A acção destina-se a todos os treinadores e coordenadores de minibasquete, aos pais e mães dos atletas (dos treinadores inscritos) e aos seus filhos.
4- Torneio de Encerramento
A Festa de Encerramento das actividades do minibasquete está marcada para o dia 10 de Junho na Lousã.
No período da manhã será realizada competição desportiva entre as equipas inscritas e os pais e mães serão também convidados a participar.
Após o almoço decorrem as actividades de animação na zona do castelo e piscinas. Para esta actividade será solicitada a colaboração de cada um dos clubes participantes.