quinta-feira, 26 de outubro de 2006

CLUBE DO ANO - PRÉMIO CRESCIMENTO - VAGAS EVENTOS NACIONAIS


Será elaborado um ranking (a ser divulgado neste Blog regularmente) de acordo com um regulamento/normas, distribuído pelos Clubes para que, até ao próximo dia 2 de Novembro, possam enviar alterações.

PROPOSTA DE REGULAMENTO/NORMAS PARA A ACTIVIDADE

Como é do conhecimento de todos o objectivo principal desta actividade é proporcionar às crianças prazer e satisfação enquanto desenvolvem hábitos de prática desportiva e se familiarizam com a modalidade.

1. Regulamento

Obrigatório apresentar a carteira-licença ou guia que a substitui em todos os convívios calendarizados pela ABC/CDMB

a) As regras são as regras FIBA- Mini, de forma geral, com algumas adaptações fruto das particularidades na realidade distrital/nacional.
b) O campo de jogo deverá ter as dimensões adequadas ao minibasquete (22x12m a 25 x 15 m). Tabelas à altura de 2,60m.
c) Os jogos têm a duração de 4 períodos de 10 minutos corridos (minis A) ou 4 períodos de 12 minutos corridos (minis B), com intervalo de 3 minutos entre o 2º e o 3º período e de 1 minuto entre os restantes períodos.
d) Cada equipa tem 3/4/5 jogadores em campo (conforme a fase da competição e escalão)
e) Cada equipa deve indicar um mini-árbitro. Contudo é responsabilidade do clube que organiza o convívio, enquadrar todos os jogos com um árbitro e um oficial de mesa
f) Em todos os jogos será feito o boletim de jogo que é enviado ao CDMB juntamente com o relatório do convívio
g) Escalões: Minis A (nascidos em 97*,98,99,2000,2001**) e Minis B - (nascidos em 95*,96,97*)

*podem jogar também no escalão acima sem vincular ** quando completam 6 anos podem ser inscritos

2. Normas

a) A actividade distrital para estes escalões decorre em convívios. Nestes convívios cada equipa realiza dois jogos de minibasquete.
b) Nos convívios de Minis A, no intervalo entre os dois jogos pode ser realizada outra actividade desportiva (Jogo de Passes, Bola ao Capitão, Estafetas, Beisebasquete, Barrabasquete, percursos técnicos, etc). Para que seja possível realizar estas actividades é fundamental que todos respeitem as horas de início dos convívios, estando no local pelo menos trinta minutos antes da hora marcada para início do primeiro jogo.
c) Cada equipa é constituída por dez atletas, podendo no entanto participar com um máximo de doze atletas. O treinador/monitor é responsável por equilibrar o tempo de jogo dos atletas da sua equipa, pois nestas idades O MAIS IMPORTANTE É PARTICIPAR !!!
d) Sempre que, no decorrer da actividade se verifique que o desnível entre as duas equipas é impeditivo do mínimo sucesso de uma delas, ou ainda quando alguma das equipas se fizer representar por menos de oito elementos, devem os treinadores dialogar no sentido de encontrar a melhor solução para as crianças:

- Reorganizar as equipas com atletas de ambos os lados de forma a equilibrar o nível de jogo
- Proceder a substituições de um lado e de outro de forma a jogarem em simultâneo os atletas de nível idêntico
- Trocar o calendário do convívio jogando com uma das outras equipas presentes
- Não jogar 5x5 ou 4x4 mas sim fazer jogos reduzidos de 3x3 em meio campo
- Introduzir a regra “não é permitido roubar a bola da mão” e/ou “não é permitido roubar a bola ao jogador em drible”

CLUBE DO ANO - PRÉMIO CRESCIMENTO - VAGAS EVENTOS NACIONAIS

O CDMB terá em consideração os seguintes aspectos:

1) Número de atletas inscritos
2) Número de equipas a participar na actividade distrital
3) Número de convívios organizados ou em que participaram no âmbito da actividade distrital
4) Número de convívios organizados ou em que participaram no âmbito da actividade inter-distrital, nacional ou internacional
5) Presença nas reuniões convocadas pelo CDMB
6) Presença nas acções de formação promovidas pelo CDMB/outras acções de formação
7) Incumprimento das normas de funcionamento da actividade


Considerando estes critérios, será elaborado um ranking da seguinte forma:

Ponto 1) 1 ponto por cada atleta inscrito
Ponto 2) 10 pontos por cada equipa a participar nas actividades
Ponto 3) 20 pontos por cada convívio: organização/participação, âmbito distrital
Ponto 4) 20 pontos por cada convívio: organização/participação, âmbito inter-distrital, nacional, internacional
Ponto 5) 10 ponto por cada reunião
Ponto 6) 20 pontos por cada acção de formação
Ponto 7) Incumprimento de normas
Atraso nas actividades: menos 5 pontos
Falta sem aviso: menos 20 pontos
(até 2ª feira anterior)
Número mínimo de atletas: menos 10 pontos
Envio de relatório e boletins: menos 25 pontos