quinta-feira, 29 de novembro de 2012

2ª reunião CDMB


Convocamos os representantes no Comité Distrital para a 2ª reunião a realizar no dia 3 de Dezembro de 2012, pelas 21.00h na sede da ABC.

Ordem de trabalhos:

Balanço da atividade realizada até ao momento
Torneio Natal Solidário - distribuição das equipas e bens a recolher para as instituições
Atividades do 2º período - calendário e equipas
Atividades referenciadas para o plano anual
Outros assuntos

Torneio MIni10 - Figueira da Foz


No dia 25 de de novembro realizou-se, na Figueira da Foz, um torneio de mini10, inserido no plano de atividades da Associação de Basquetebol de Coimbra. O torneio decorreu de acordo com o planeado, com a participação de 4 equipas de três clubes do distrito - Sporting Clube Figueirense, Ginásio Clube Figueirense e Clube Infante de Montemor.  Foi uma manhã repleta de basquetebol, com jogos, concursos, muita alegria e diversão. E no fim todos gritaram: "VIVA O MINIBASQUETE"...
 



 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Convívio minis 10 - Olivais


O Olivais Coimbra organizou, este domingo, dia 25 de Novembro, um dos dois torneios distritais, para o escalão de  Sub-10, apresentando-se com duas equipas e recebendo o B.C. Condeixa e o Sampaense Basket.

Para esta manhã, estavam programados dois momentos diferentes: os habituais jogos de minibasquete, em regime de todos contra todos, e uma competição de lançamentos.
Todas as equipas puderam, assim, disputar 3 jogos. Estes, decorreram em bom ambiente, com os atletas a disputarem cada posse de bola com muita garra.
A competição de lançamentos, em estafeta, foi realizada por equipas. As equipas participantes foram divididas em dois grupos, para que, numa primeira parte, duas equipas disputassem a competição em simultâneo, em cada um dos campo. A equipa vencedora de cada grupo, disputou, depois, a final. A competição, em campo inteiro, colocava alguns desafios, como saltos, coordenação de escada, mudanças de direção, até que os atletas chegassem ao cesto para lançar. O objetivo era a equipa conseguir converter mais lançamentos, em 3 minutos. A equipa que saiu vencedora foi o Olivais Coimbra 1.
Com as competições findas, foi tempo das despedidas, com o habitual grito do Minibasquete com todas as equipas.




Nesta manhã, contámos com o apoio importante de atletas das equipas seniores do Olivais Coimbra, Carsidália Silva, Lady Comfort e Luís Fernandes, na parte de arbitrar os jogos, para além do apoio nos pais na mesa dos jogos e ainda na organização e preparação do torneio.

O Olivais Coimbra organiza o próximo momento distrital, já no próximo dia 9 de Dezembro, com o Torneio de Natal, para o escalão de Sub-10.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

AAC organiza convívios minis 12 fem e misto e inclusivo


Sábado dia 17 Novembro aconteceu uma manhã de minibasquete fantástica, no pavilhão multidesportos, com organização do minibasquete AAC e com uma participação especial do projecto Trissomia 21 da AAC, e a sempre honrosa visita do presidente do CDMB, Sr. José Manuel.
Aos atletas, treinadores miniarbitros e dirigentes da AAC parabéns estiveram todos muito bem, aos atletas do projecto trissomia 21 parabéns a vossa prestação foi notável, as meninas e meninos do CAD, BCC, BCCondeixa, Olivais e Sporting Figueirense, vocês os vossos treinadores e outras pessoas que vos acompanharam, como os pais, OBRIGADO, pela e a alegria que criaram.
À Rita e ao Décio por tornarem possível este projecto Trissomia 21, que não só Dribla como Encesta e Marca Pontos contra a exclusão, foi muito bonito ver a alegria de todos os que participaram nos jogos, OBRIGADO, por deixarem o minibasquete da AAC partilhar momentos destes convosco, e por em conjunto proporcionarmos algo aos meninos e meninas envolvidos, que se calhar foi único para muitos deles.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Convívio Mix 8 em Condeixa

70 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos,  em representação de 8 equipas e uma centena de pais é o que se pode dizer de mais uma manhã de minibasquete em Condeixa.
E como deve ser no minibasquete não há vencedores nem vencidos, mas sim o prazer, o divertimento e a confraternização entre todos os jovens. Foram feitas 6 equipas (com miúdos de todas as equipas misturados) que realizaram 4 jogos. Como o Basket Clube Condeixa só dispõe de dois campos quem não jogava entretinha-se com o respectivo treinador a fazer “algumas brincadeiras”.
A meio da manhã houve uma pausa em que todos os miúdos tiveram um pequeno lanche (maçã e snack), oferecido pelo Basket Clube Condeixa.
As equipas presentes além da anfitriã foram o Sporting Figueirense, Ginásio Figueirense, Sampaense, CIM, Académica de Coimbra, Olivais de Coimbra e CAD-A. Coimbra Basquete.
O Basket Clube Condeixa agradece a todos os presentes e espera tê-los de volta brevemente.
Uma palavra aos nossos incansáveis pais que estão sempre prontos a dar a sua preciosa ajuda.
(Texto Basket de Condeixa)

domingo, 11 de novembro de 2012

MiniMIX10







No passado sábado, decorreu em S. Paio de Gramaços o convívio mini Mix10, com mais de 50 participantes. Aos meninos e meninas do Sampaense, Juntaram-se os atletas do Sporting Figueirense, Basquete de Condeixa, CAD e Olivais.
As equipas fora

m feitas com jogadores dos vários clubes, e cada uma foi atribuída a um dos treinadores presentes.
O convívio teve 4 jogos para cada equipa e ainda dois concursos, um de lançamento e um de drible.
A equipa sénior do Sampaense marcou presença, com vários jogadores prontos para "entrar no jogo" dos mais pequenos.
Os jovens árbitros deste convívio foram atletas dos s-14 do clube.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mega Aula em Condeixa



Como é apanágio de San Payo Araújo, as crianças estiveram sempre muito atentas a todas as palavras que dizia. E os exercícios foram muitos e sempre participativos. Notava-se que as crianças empenhavam-se para executar tudo o que lhes era pedido e, com isso gostar cada vez mais de praticar o minibasquete.
No fim foram distribuídas lembranças a todos os jovens. O Basket Clube Condeixa oferecer ao San Payo um pólo do clube, que foi de imediato vestido pelo “Comandante” San. Igualmente, tivemos a honra de receber o Presidente do Comité Nacional de Minibasquete, Mário Batista.
O Basket Clube Condeixa agradece a vinda de ambos e renova o desejo de que seja um “Até breve.”

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Formação de treinadores de Minibasquete








Num fim-de-semana dedicado à formação de treinadores, o sector minibasquete teve também uma sessão, que decorreu em Montemor-o-Velho com a participação de 17 treinadores de vários clubes do distrito e dois estagiários da Faculdade de Desporto da Universidade de Coimbra que estão a trabalhar no agrupamento de escolas de Montemor.
João Pedro Gonçalves, do corpo de formadores da ABC, foi o prelector que veio abordar um tema sugerido em reunião de comité distrital de minbasquete – “A intervenção do treinador no jogo.”
De uma sessão extensa e com várias intervenções dos treinadores presentes, destacamos alguns pontos.
Como introdução, foram referidas as qualidade intrínsecas do jogo de minibasquete, que atraem e cativam as crianças para a prática desportiva de uma forma que promove a igualdade de oportunidades e ajuda a incluir. Assim, cada treinador deve saber olhar para os seus atletas de forma individualizada no que diz respeito à sua participação, sendo a equipa uma forma de desenvolver os valores de vida em grupo. A sua intervenção deverá ter sempre em conta que cada criança é um indivíduo com as suas necessidades e motivações.
Entrando no tema mais específico do jogo, o treinador deve orientar a sua intervenção tendo como base a ideia de que os desafios colocados pela competição servem para avaliar o nível dos atletas e da equipa e para continuar a treinar.
Assim, é importante planear a intervenção, tal como se planeia o treino. Desde a definição da imagem e atitude que se quer para a equipa (e o treinador deve ser o exemplo disso), até aos objectivos técnicos individuais e colectivos.
Dadas as características destes escalões etários, é fundamental que o treinador tenha a capacidade de definir prioridades e se centre sobre elas. O jogo tem inúmeros erros, naturais nesta fase de aprendizagem, e fazendo intervenções sobre tudo não estará a dar prioridade  a nada.
Uma intervenção focada no que o atleta fez bem, é motivadora e incentiva à repetição do comportamento desejado, deve por isso ser assim a maioria das intervenções. Inclusive quando se pretende dar informação sobre um erro, a melhor forma é focar a atenção da criança sobre como poderia ter agido naquela situação específica.
Algumas estratégias para melhorar a comunicação foram também referidas, o contacto físico, a proximidade, a atenção centrada na criança a quem estamos a falar e a disposição de toda a equipa e do treinador quando se quer transmitir calma e ajudar os jogadores a abstrair do que se passa fora de campo.
Por fim, e quanto aos comportamentos e atitudes, é preciso especial atenção às particularidades do dia de competição. Assim, as regras devem ser definidas em treino e devemos ter o cuidado de definir regras que podem ser cumpridas. No dia de jogo, qualquer situação fora do aceitável deve ser controlada e parada no imediato, mas a melhor forma de minimizar possíveis consequências difíceis de gerir é deixar a resolução e esclarecimento da situação para mais tarde. Tanto atletas como treinadores como pais estão fora do seu ambiente e rodeados de observadores num contexto que aumenta a pressão sobre todos.

Numa tarde dedicada ao minibasquete, a presença e participação activa de vários treinadores foi um sinal positivo para a actividade distrital.
Estiveram presentes Nuno Mendes e Carlos Tavares do Sporting Figueirense; Rui Chicória, Gonçalo Melo e Jaime Silva do Olivais; Ana Estevão, Maria José Alves e Daniel Gil do União de Buarcos; António Craveiro do Lousanense; Pedro Santos do Basket de Condeixa; Fernando Santos da Académica de Coimbra; João Mendes do Ginásio Figueirense; Bernardo Monteiro, Rui Fernandes e Vasco Azenha do Clube Infante de Montemor, Tayara Diniz e Gildo Freita da Faculdade de Desporto da UC.

A sessão decorreu em parceria entre Associação de Basquetebol de Coimbra e Clube Infante de Montemor.