quinta-feira, 28 de junho de 2012


Equipa de Coimbra - Festa Nacional do Minibasquete

Os minis que vão representar Coimbra, na Festa Nacional do Minibasquete em Paços de Ferreira, e vão também ser equipa de demonstração no clinic de treinadores em Cantanhede, muito trabalho para estes jovens atletas! Que corra tudo bem, que se divirtam e mostrem em campo tudo o que já aprenderam!



Fernando Santos e Ana Machado (treinadores)

Beatriz Jordão e  Inês Gomes – Sporting Fig.
Guilherme Quaresma – Ginásio Fig.
Maria Miguel Cruz e Jonathan Margolis – Academia de Basquetebol
João Pedro Marcelino – CAD – Associação Coimbra Basquete
Nuno Cunha – Clube Infante de Montemor
Ana Beatriz Pereira – Basket Clube de Condeixa
Raquel Alves e Tomás Gonçalves – Académica de Coimbra
Inês Garcia e Gabriel Cabral – Olivais Futebol Clube


terça-feira, 12 de junho de 2012

Festa do Minibasquete CDMB





FESTA DO MINIBASQUETE DISTRITAL

O dia era de Festa e assim foi, para todos os que comparecerem em Cantanhede, no passado 9 de Junho, prontos para jogar minibasquete, no último encontro oficial do Comité Distrital, na presente época.
A Câmara Municipal de Cantanhede abriu as portas das suas instalações desportivas, colocou campos exteriores e muitas actividades lúdicas em comemoração do dia da criança, uma data sempre em dia, em especial para aqueles que todo o ano se dedicam às crianças. A Columbófila Cantanhedense organizou-se e recebeu bem, com uma grande equipa que trabalhou para que nada faltasse. Destaque para as meninas sub-16 e sub-14 que fizeram de oficiais de mesa e de árbitros, e para o almoço oferecido a todos os participantes.
Dos vários clubes do distrito, vieram perto de 250 atletas, 50 treinadores e dirigentes, e muitos pais, mães e familiares, que com os seus aplausos, trouxeram uma maior animação à nossa festa. A competição decorreu em 5 campos, com os escalões de minis 8, minis 10 e minis 12 a jogarem entre 3 a 4 jogos por equipa. Muitos dos pais e mães que acompanharam os seus filhos neste dia, entraram também em campo para jogar, num período do dia dedicado às famílias.
Aproveitando a grande moldura humana, em especial a presença de tantos mini-atletas, o Comité Distrital de Minibasquete da Associação de Basquetebol de Coimbra homenageou o seu presidente. Sr. Zé Manel, uma vida no basquete, um homem bom que tanto ensinou e tantas crianças e jovens e que um dia, ao mais alto nível representou a selecção nacional sénior num europeu, sempre humilde, sempre cheio de valor e de valores, uma referência para todos. Para este homenagem estiveram presentes, Emídio Fidalgo, Presidente da Direcção da ABCoimbra, Carlos Gonçalves, presidente da AAC-Basquetebol e que foi membro da direcção do Comité Distrital de Minibasquete, e San Payo Araújo, Director Técnico Nacional do Minibasquete.
Participaram na Festa do Minibasquete, AACoimbra, Academia, BCCantanhede, CAD- Coimbra, Columbófila, Condeixa, CIMontemor, Ginásio Fig., Gira-Sol Febres, Lousanense, Olivais, Sampaense e Sporting Fig..
Na cerimónia de encerramento foram entregues por San Payo Araújo os diplomas de Escola de Minibasquete aos clubes que cumprem as exigências desse destaque pela FederaçãoPB/Comité Nacional de Minibasquete.
O prémio clube do ano em minibasquete, atribuído por votação dos clubes do distrito, foi entregue pelo Presidente do CDMB, Sr. Zé Manel e pelo dirigente da Columbófila, Sr. Carlos Cavadas, ao Olivais Coimbra, 1º classificado. Sporting Figueirense e Condeixa Basket foram destacados, respectivamente em 2º e 3º lugar desta votação.
Reforçamos o agradecimento à Câmara Municipal de Cantanhede, à Columbófila Cantanhedense e a todas as entidades que colaboraram para que a festa do mini acontecesse.

quarta-feira, 6 de junho de 2012



O minibasquete no distrito de Coimbra está a crescer, dando bons sinais para a modalidade. 
Gira-Sol, Associação de Febres que já em anos anteriores teve uma equipa de minibasquete, regressa agora, a tempo de aproveitar o grande convívio de encerramento da actividade do Comité Distrital da ABCoimbra.
Pertencendo ao concelho de Cantanhede, é mais um clube nesta região, onde meninos e meninas podem aprender este jogo que tantos outros já praticam.

Após algum tempo afastado dos convívio distritais de minibasquete, a Gira Sol regressa.
O regresso neste momento, tem um simbolismo especial. Este regresso simboliza uma aposta clara da Gira Sol nesta modalidade. Como todos sabemos, mais do que formar atletas, os desígnios do basquetebol são formar pessoas com valores e princípios. É precisamente isso que procuramos já no convívio "Festa do Minibasquete"  dia 9 de Junho. Mais do competir ou ganhar, o importante é que todos se divirtam e que aprendam a respeitar as regras, e a respeitar os outros.

Pedro Dias (responsável pela equipa)