domingo, 25 de abril de 2010

Minibasquete com pais e mães - minis 8

24 DE ABRIL EM FAMÍLIA NA FIGUEIRA-DA-FOZ

Decorreu mais uma acção do programa pais e mães desta vez dedicado aos minis 8, em casa do Ginásio e com organização conjunta do Comité Distrital de Mini basquete.

Muitos foram os que compareceram à chamada. Vindos da AAC, Olivais, Clube Infante e Ginásio, cerca de 40 pais e mães e outros tantos mini-atletas, aproveitaram esta jornada dedicada ao jogo que tanto gostam e à reflexão sobre a prática desportiva de crianças e jovens.












Enquanto os atletas começaram a actividade desportiva no campo, decorreu uma formação/debate, orientada pela Dir.Técn.Regional, que focou em especial o acompanhamento da prática desportiva pelos pais, as necessidades das crianças nestas idades e os objectivos da prática desportiva adaptados ao escalão etário.




Com uma boa dinâmica e participação activa dos pais e mães presentes foi explorada a sua percepção relativamente à actividade. Assim, os pais referiram:

"As crianças gostam de jogar, de fazer amigos, de se divertir de encestar e de aprender coisas novas."

"Os treinadores gostam que as crianças cooperem, se esforcem, aprendam e respeitem as regras do grupo."

Os pais e mães assumiram que gostam que os seus filhos se divirtam, façam novos amigos, tenham actividade física adequada à sua idade que aprendam a respeitar regras de grupo e do jogo e a ser solidários e que aprendam a esforçar-se para ganhar mas também a aceitar a derrota.

Como aspectos menos favoráveis, de acordo com a percepção dos pais e mães:

"Os atletas destas idades não gostam que o treinador grite, de alguns colegas que não respeitam as regras, quando não lhes passam a bola e das vezes em que não jogam."

"O que incomoda o trabalho dos treinadores são os pais treinadores de bancada, os atletas que estão sempre a testar os limites e os atletas que chegam atrasados."

Os pais assumiram que o pagamento de uma mensalidade, a dificuldade em cumprir com alguns horários, outros pais que têm comportamentos inadequados ou que não acompanham os filhos e a qualidade pedagógica e técnica de alguns treinadores são os aspectos menos bons com que se confrontam.

Depois da sessão que durou cerca de 90 minutos, foi a vez dos pais e mães se juntarem aos seus filhos para treinar e jogar mini basquete.






Mais um sucesso num programa que pretende aproximar todos os envolvidos na prática desportiva dos mais jovens.