quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Convívio de Minis 8 - Ginásio Figueirense




No próximo sábado é a vez do Ginásio receber as equipas de minis 8 do distrito num convívio com muitos jogos onde todos vão poder jogar com todos.
Espera-se muita alegria dos jovens atletas que estão a dar os seus primeiros passos na aprendizagem do minibasquete - e que ninguém roube a bola!
É verdade, esta é um regra especial deste escalão etário, pois queremos que todos tenham sucesso nas acções ofensivas - passe, drible e lançamento - e para isso é necessário que consigam ver o jogo e tenham tempo para decidir e executar as acções.

jogar com pais e mães - Minis 10


Chegou a vez dos atletas minis 10 e suas famílias se encontrarem no campo de minibasquete.

É já no próximo dia 27 de Fevereiro, no Pavilhão da Portugal Telecom.


Esta acção, organizada pelo clube PT e Comité Distrital e inserida no programa de aproximação das famílias dos minis, terá um debate com os pais e as mães, treinadores e dois convidados - Prof. João Paiva e Prof. Carlos Gonçalves


Inscrições nos clubes de origem até ao próximo dia 23 de Fevereiro.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Acção de formação em minibasquete – crianças do 1º ciclo/Penacova

San Payo Araújo traz a sua magia e conhecimento aos professores e crianças de Penacova
















A pedido da autarquia e com base no protocolo existente entre a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Coimbra e a Câmara Municipal de Penacova, decorreu no passado domingo uma acção de formação em ensino do minibasquete.
Esta acção destinada em especial aos professores de educação física das escolas do 1º ciclo do concelho, teve também a presença de alguns treinadores de clubes, sempre aproveitando a qualidade reconhecida das intervenções do formador.
Crianças e professores presentes, vivenciaram vários exercícios e jogos para o ensino das técnicas da modalidade.
San Payo Araújo trouxe as suas ideias e debateu-as com os presentes, deixando a mensagem de que não há apenas uma forma de ensinar o minibasquete (ou qualquer modalidade) mas é fundamental respeitar os interesses e particularidades das crianças. Assim, os exercícios de repetição e progressão fazem parte da aprendizagem mas também as diversas formas jogadas que permitem competir dentro de cada treino, criando o gosto e a motivação para aprender mais.
A capacidade para ir de encontro ao imaginário das crianças, entrar nesse mundo e criar a partir daí o treino, é sem dúvida a imagem de marca de San Payo Araújo, director técnico nacional para o minibasquete.
Espera-se agora que o interesse pela modalidade chegue, através das escola, às famílias do concelho e que as crianças que gostam de minibasquete se juntem no centro de formação desportiva do município para aprender e jogar mais.
Presentes 14 professores de educação física a trabalhar com o 1º ciclo e 3 treinadores dos clubes Olivais e Académica.