quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Calendário Torneio Superminis - actualização




Alterações destacadas a amarelo.


A actividade de dia 27 de Fevereiro, Jogar com os Pais e as Mães, é aberta a todos os minis 10.

Inscrições no próprio clube.










sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SUPERMINIS 12 NO OLIVAIS


Dirigido a Minis 12 femininos e mistos e com organização do Olivais no
âmbito das actividades do Comité Distrital de Minibasquete, decorreu
no dia 17 de Janeiro de 2010 no Pavilhão Eng. Augusto Correia -
Olivais, mais um torneio SuperMinis envolvendo 6 equipas do Sporting
Figueirense, Ginásio (2 equipas), AAC (2 equipas) e Olivais.
Infelizmente só foi possível jogar o primeiro jogo pois o torneio foi
interrompido no fim do 1º período do 2º jogo devido à excessiva
quantidade de humidade que havia no pavilhão que não permitia que os
jogos decorressem em segurança. O resto do tempo foi ocupado com
competições de passes e lançamentos que a miudagem acolheu tão bem
como os jogos. Acabou por ser mais uma boa jornada de propaganda e
prática do minibasquete em sã confraternização.
(texto e foto enviado pelo Olivais FC)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1º TORNEIO DOS REIS - ACADÉMICA


A Secção de Basquetebol da Associação Académica, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, levou a efeito, no passado sábado, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, o 1º Torneio dos Reis em Minibasque, dirigido ao escalão de sub-12 anos. Cerca de 100 jovens, divididos por nove equipas, representativas de cinco clubes (Académica, com três equipas (feminina, masculina e mista), o F.C. do Porto e Illiabum (com equipas masculinas e femininas), Ginásio Figueirense e Olivais, com masculinos) encheram o magnífico recinto desportivo conimbricense de alegria, proporcionando um espectáculo de animação e entusiasmo só possível nos escalões do minibasquete.

Houve encontros muito disputados, sempre dentro do maior espírito desportivo, beneficiando o espectáculo do bom ritmo imposto pela organização, pois, durante cerca de três horas e meia, disputaram-se quinze jogos, todos dirigidos com a colaboração de vários mini-árbitros.


Resultados: Académica (M)-Illiabum (M), 28-24; Olivais-Ginásio, 54-14; Académica (F)-Académica(Mista), 34-22; Illiabum (M)-Ginásio, 30-28; Olivais-Porto (M), 66-20; Illiabum (F)-Porto(F), 32-24; Académica (M)-Olivais, 24-66; Ginásio-Porto (M), 24-22; Porto (F)-Académica (Mista), 28-20; Illiabum (M)-Porto(M), 38-18; Ginásio-Académica (M), 34-34; Illiabum (F)-Académica (F),36-34; Porto(M)-Académica(M), 24-26; Académica (Mista)-Illiabum (F), 26-40; Porto(F)-Académica (F), 16-24.

2ª ACÇÃO “PAIS E MÃES”

A Secção de Basquetebol da Académica aproveitou para organizar uma 2ª Acção “Pais e Mães”, aberta a todos os clubes filiados na Associação de Basquetebol de Coimbra e com o apoio do Comité Distrital de Minibasquete. Compareceram bastantes pais que passaram uma manhã bastante agradável, tendo começado com um treino para os pais dirigido pelos filhos. Seguiu-se um jogo entre pais e filhos, com os primeiros a terem, também, a função de árbitros.

A manhã terminou com uma excelente palestra do Dr. João Paiva, dirigida aos pais, que terminou com um animado colóquio. A importância desta acção fica, claramente, demonstrada no texto escrito por uma das mães presentes, Paula Barbosa:

" Às 9h da manhã de Domingo, lá estávamos nós, pais e filhos (minibasquete), no Pavilhão Multidesportos, para iniciarmos o nosso torneio dos Reis. Começámos por treinos em que os filhos eram os nossos treinadores e nos davam as instruções básicas. Iniciou-se depois o torneio em que todos nós, pais, tentávamos dar o nosso melhor, para que os “putos” se orgulhassem de nós e por vezes para nos rirmos em conjunto.Seguiu-se uma pequena conferência, que realço pela sua qualidade, sobre educação e a sua relação com o desporto. O que sinto que ganhei com esta experiência, em que inicialmente me senti tentada a recusar pela sua hora matinal num Domingo??!! Cumplicidade. Cumplicidade com o meu filho quer no momento, quer perdurando posteriormente e que se manifesta nos comentários à minha perfomance um pouco atabalhoada é certo por anos sem a pratica do desporto, motivo de riso em comum. Cumplicidade com os outros pais e filhos. Alegria e despreocupação. Realço o bom ambiente que se viveu e o bom trabalho dos treinadores que estiveram presentes, a dar hoje só a sua orientação, e que sei ser uma constante.Iniciativas destas são de louvar. Espero que a proxima seja breve.".

O Gabinete de Imprensa da
Secção de Basquetebol da AAC

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ACÇÃO DE FORMAÇÃO MINIBASQUETE - PENACOVA

Vai realizar-se uma Acção de formação sobre minibasquete nas escolas que vamos levar a efeito no próximo dia 31 de Janeiro de 2010, em Penacova, das 10.00h às 12.00h.
Esta acção é dada pelo Director técnico nacional do minibasquete, Comand. San Payo Araújo, que tem feito acções por todo o país com vista à adaptação dos conteúdos da modalidade às necessídades próprias do desenvolvimento psico-motor das crianças do 1º ciclo.

Assim, convidados todos os vossos professores/monitores a trabalhar nas escolas de 1º ciclo, bem como so restantes professores que possam estar interessados e treinadores ou candidadtos a treinadores destes escalões etários.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas indicando nome, contacto e função (na escola ou clube) para os contactos da Associação de Basquetebol de Coimbra indicados abaixo:


secretaria.coimbra@gmail.com
968124403/05
239 701297/ fax 239404770

Minibasquete com pais e mães
















Basquetebol em família

No Domingo, dia 10 de Janeiro realizou-se no pavilhão Multiusos de Coimbra uma actividade cujo principal objectivo foi promover o contacto entre pais/mães/filhos e treinadores no contexto do desporto, neste caso no minibasquete.
Esta actividade organizada pela Associação Académica de Coimbra no âmbito do Plano Anual do Comité Distrital de Minibasquete, teve uma boa adesão das famílias que se juntaram para uma manhã de convívio desportivo e alguma reflexão.

Do programa fez parte o aquecimento, que foi orientado pelos filhos aos seus pais e seguiu-se a realização de jogos entre todos. Alguns puderam ainda experimentar as funções de árbitro e compreender assim as dificuldades daqueles que nos campos ajudam a que se cumpram as regras.
Por fim, decorreu um debate orientado pelo convidado, João Paiva, que contou também com a presença do dirigente da ABC para o minibasquete, Malafaia Teixeira, que se centrou na importância do desporto para as crianças, referindo o basquetebol como um desporto fundamental para o desenvolvimento, não só físico, como também psicológico e social das crianças e jovens.

Esta actividade proporcionou a todos os presentes o convívio, a diversão e a prática desportiva e serviu também de reflexão para as famílias sobre o seu papel no apoio à prática desportiva dos filhos e na promoção de um bom ambiente nos campos onde se pratica desporto.

Aderiram a esta iniciativa muitas famílias da Académica e algumas do Basquete Clube de Cantanhede, Clube Infante de Montemor, Portugal Telecom e Olivais Coimbra.





quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CALENDÁRIO DOS TORNEIOS SUPERMINIS E ACÇÕES PAIS E MÃES

(clic na imagem para ampliar)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2ª ACÇÃO "PAIS & MÃES"

1º TORNEIO DOS REIS - ACADÉMICA

TORNEIO DE NATAL - MONTEMOR-O-VELHO




O Clube Infante Montemor organizou no passado Sábado, em conjunto com o CDMB Coimbra, um torneio de Natal para Minis 12 contando com a presença de mais de 70 intervenientes (atletas, treinadores/monitores e colaboradores).

As equipas presentes neste convívio foram o CIM, a Académica (duas equipas), o Olivais, o Sporting Figueirense e o Clube PT.

Foi uma manhã muito animada com vários jogos realizados entre as diferentes equipas, onde os mini-atletas puderam mostrar e colocar em prática os trabalhos que desenvolvem nos treinos durante a semana.

No final dos jogos todos os intervenientes se concentraram no centro do campo para a habitual foto de grupo sendo distribuídos os selos do torneio bem como um certificado de participação aos atletas. Aos clubes foi oferecido um cachecol do CIM como lembrança.

Fica também expresso o agradecimento aos vários colaboradores que ajudaram na realização dos jogos como árbitros e oficiais de mesa.

Pelo Clube Infante Montemor estiveram presentes os atletas Nuno Cunha, Gonçalo Santos, Diogo Castela, Pedro Campos, Nuno Conde, Tiago Moço, Alexandre Figueiredo, João Figueiredo, Leonor Correia e Carolina Carvalho orientados pelo treinador Vasco Azenha.

Já os Minis 10 participaram no Torneio de Natal dos Olivais que se realizou no Domingo de Manhã. Estiveram presentes os atletas Nuno Cunha, Gonçalo Santos, Guilherme Gaspar, Alexandre Montez, Jéssica Valentim, Margarida Nunes, Ana Filipa, Daniela Fernandes e Alexandra Santos orientados pelo treinador Rui Fernandes.

www.cimbasket.blogspot.com

Bom Natal e Feliz Anon Novo

Vasco Azenha
Clube Infante Montemor

OLIVAIS NO TORNEIO DE MONTEMOR-O-VELHO



Decorreu no passado dia 18 de Dezembro no Pavilhão Municipal de
Montemor-o-Velho o Torneio de Natal para Minis 12 femininos e mistos
organizado pelo CIM no âmbito das actividades do Comité Distrital de
Minibasquete de Coimbra.
O Olivais defrontou todas as equias presentes menos o clube
organizador. A Ana, a Beatriz, a Marta, o Artur, o Afonso, o Pedro e o
Ricardo jogaram quatro jogos contra a Académica (mista), o Clube PT
(mista), a Académica (feminina) e o Sporting Figueirense (feminina).
Apesar de serem apenas 7 atletas por se encontrar outra equipa a
disputar idêntico torneio em S. Paio de Gramaços à mesma hora, todos
os atletas queriam jogar mais e mais e sempre períodos seguidos. Todos
demonstraram uma excelente atitude e, apesar de serem uma das equipas
menos dotadas fisicamente, nunca fugiram à luta, defenderam
afincadamente, lançaram ao cesto e marcaram pontos do princípio ao
fim. Estes torneios são excelentes e a organização foi perfeita.
(texto e fotos enviado pelo Olivais FC)