terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CONVÍVIO MINIS 8 NA FIGUEIRA DA FOZ

"Com a presença dos mais jovens jogadores/as da AAC, BCC e Ginásio, realizou-se na bonita manhã de sábado o convívio de minis 8.
Com a animação, espontaneidade, inocência e alegria característica deste escalão, foi um convívio bem divertido!
Um reconhecimento devido aos treinadores presentes que enquadraram as suas equipas de forma exemplar.
Obrigado aos atletas das nossas equipas de sub14 (B e C) que prestaram uma ajuda importante na arbitragem." (fotos e imagens retirados do Blog do Ginásio)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SUPERMINIS SUB 12 na Lousã


"O frio era muito mas ninguém arredou pé.
O Gaspar, o Pedro Fonseca, o Guilherme, o Simão, o Syonn, o Bernardo, o Diogo, o Filipe, o Alexandre e o Pedro Simões fartaram-se de jogar (bom, nem por isso, por eles jogavam jogos de 10 períodos!!!), divertiram-se, jogaram minibasquete, ganharam experiência, enfim foi uma manhã bem passada. Jogámos com o Lousanense, Académica e Sampaense e os nossos anfitriões tudo fizerem para que as coisas corressem bem. Até à próxima."
(texto e foto retirada do Blog dos Minis do Olivais)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

MÃES E PAIS - Uma iniciativa de sucesso

Numa nota à Comunicação Social o Ginásio Clube Figueirense destaque o Convívio "Mães e Pais" com o seguinte texto:
"o convívio "Mães e Pais", organizado no sábado, no Galamba Marques, pelo Comité Distrital de Minibasquete e Ginásio, constituiu um invulgar sucesso. Sala repleta - mais de 50 pessoas - para a sessão que a Profª Isabel lemos conduziu, com os progenitoes dos jovens miniatletas, grande alegria e animação no treino para os pais e nos jogos entre pais e filhos"

(fotos do Ginásio Figueirense)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SUPERMINIS 10 EM CONVÍVIO NA FIGUEIRA DA FOZ

"Com a presença de 50 meninos e meninas, decorreu na manhã de sábado mais um convívio de minis 10 no Pav. Galamba Marques.
4 clubes presentes (Ginásio, P.T., Sp. Figueirense e AAC) e 5 equipas em prova (o Ginásio apresentou 20 atletas - 2 equipas!), os jogos foram organizados em 2 períodos de 10 minutos para que todos pudessem jogar entre si.
A boa disposição e entusiasmo estiveram sempre bem presentes ao longo da manhã.
Um agradecimento especial aos seguintes colaboradores:
- Luís Dionísio que fez o favor de enquadrar uma das nossas equipas;
- Pedro Mesquita, Tiago Gil, Eduardo Silva, João Gonçalves e Tiago Antunes, atletas das nossas equipas de sub14 A, B e C, que ajudaram a arbitrar os jogos;
- Ao Garcia e ao Machado que foram capazes de tratar de todo o equipamento (campos, balneários, uniformes, ...) apesar da sobrecarga de jogos que se verificou este fim de semana no nosso pavilhão (realização da fase final de sub16, jogo Ginásio x CAB e T. Nacional de Sub14- Ginásio x Guarda)"
(texto retirado do Blog do Ginásio)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Porque queremos jogar minibasquete?

"Se cImageonseguirmos juntar à riqueza do minibásquete, qualidade na intervenção dos técnicos, teremos mais minibásquete, e mais importante do que isso, crianças mais saudáveis e felizes.

Com este texto termino a sequência de artigos sobre a riqueza do minibásquete e sobre as razões pelas quais, partindo do modelo de educação anteriormente enunciado, defendi, que esta modalidade em comparação com outras, é mais rica do ponto de vista pedagógico e educativo.

No entanto será que esse valor acrescentado do minibásquete relativamente a outras modalidades é o factor decisivo para que pais e crianças, depois de experimentarem a actividade, se fidelizem ao minibásquete?

Nas intervenções e acções de formação, em que abordo este tema, normalmente termino com o seguinte desafio/pergunta.

Imaginemos, que existe um pavilhão com três campos transversais onde decorrem um treino de andebol com o treinador A, um treino de basquetebol com o treinador B e um treino de voleibol com o treinador C. Durante um mês um grupo de crianças dos 8 aos 10 anos, que nunca praticou nenhuma actividade desportiva, vai experimentar as três modalidades e no final terá de optar por uma das modalidades. Que modalidade vão as crianças escolher e porquê?

Propositadamente, por razões culturais, deixei o futebol de fora e fui buscar três modalidades de pavilhão, que à partida não terão grandes diferenças do ponto de vista de impacto na comunicação social em Portugal.

Que seja do meu conhecimento, uma situação destas nunca foi testada, mas toda a minha vivência com crianças, diz-me que a opção pouco terá a ver com o valor educativo e pedagógico da modalidade, mas com a qualidade de intervenção do professor/treinador. É claro que devemos ficar muito satisfeitos com a riqueza da nossa modalidade, mas para a fidelização das crianças à actividade não é o factor decisivo.

Como costumo dizer, ninguém passa pela vida de uma criança sem deixar uma marca. A principal responsabilidade do jovem ou do adulto que lida com crianças é que essa marca seja para todas as crianças, positiva.

Diz-me a experiência e depois do que tenho observado pelo país inteiro, que existem alguns comportamentos que considero desadequados para quem está a ensinar os mais jovens, mas são, na minha opinião e felizmente, uma minoria. Se do ponto de vista dos conteúdos das aprendizagens, ainda há um longo caminho a percorrer, do ponto de vista do relacionamento, a maioria das pessoas que ensina minibásquete tem uma boa relação com as crianças.

Um dos factores, pelos quais o minibásquete tem crescido, e se tem cimentado, seja em clubes grandes ou em clubes pequenos, passa pela qualidade de intervenção humana. Para ilustrar o que acabo de dizer cito dois nomes, de muitos que conheço, o Pedro Rojão do Benfica e o Adriano Pereira do ATC de Joane.

Se conseguirmos juntar à riqueza do minibásquete, qualidade na intervenção dos técnicos, teremos mais minibásquete, e mais importante do que isso, crianças mais saudáveis e felizes."
(texto de San Payo Araújo em www.planetabasket.pt"

domingo, 1 de fevereiro de 2009


"Exmos.Srs.
De acordo com o nosso plano de actividades vamos levar a efeito no próximo dia 14 de Fevereiro o convívio para pais e mães e minis 12, com organização do Ginásio em colaboração com o CDMB.
Esta actividade tem como objectivo promover o convívio entre pais, mães e filhos de diversos clubes e sensibilizar para o papel da família no apoio à prática desportiva dos filhos de acordo com valores pretendidos para o desporto com crianças e jovens.
Cada clube deverá promover esta actividade junto dos pais e mães dos seus atletas, minis 12, e recolher as inscrições na ficha que enviamos em anexo.Esta ficha será remetida ao CDMB até ao dia 12 de Janeiro.
Para que esta actividade tenha o sucesso que todos pretendemos é fundamental o vosso esforço de divulgação e captação de participantes.Agradecemos o maior empenho de todos.
Cada clube deverá indicar um treinador para esta acção de forma a podermos enquadrar todos os participantes. Melhores cumprimentos.
Isabel Lemos
CDMB"
- Conteúdo da carta enviada pelos clubes -