sexta-feira, 31 de outubro de 2008

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O MINIBASQUETE NA IMPRENSA (4)

(In Diário de Coimbra - Espaço BasketCoimbra - 29.10.2008)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SECÇÕES DE MINIBASQUETE EM FASE DE CAPTAÇÃO DE NOVOS ATLETAS

JÁ HÁ PASSAPORTES PARA ESTA ÉPOCA


Com o apoio da iceit já estão a em distribuição os novos Passaportes.

ESCOLAS MINIBASQUETE PORTUGUESAS - Processo de Candidatura

Do Comité Nacional de Minibasquete recebemos o seguinte ofício"
Exmos Senhores

1. Vimos por este meio solicitar a divulgação pelos clubes dos seguintes
documentos relativos ao assunto epígrafe para a época 2008/09
- Condições do certificado a EMBP (a)
- Regulamento "Prémio Cremildo Pereira" (a)
2. As candidaturas ao certificado EMBP tem duas fases:
1ª Fase – 12 de Fevereiro de 2009 – Para os clubes que pretendam concorrer ao
Prémio Cremildo Pereira
2ª Fase -09 de Maio de 2009 – Para os clubes que não tenham 25 minis inscritos
até ao dia 15 de Fevereiro de 2008.
3. Só serão consideradas as candidaturas que deram entrada na FPB até às datas
mencionadas.
4. Aproveitamos para informar que estamos a aguardar a nova edição dos diplomas
e em breve serão distribuídos os diplomas de certificado de EMBP relativos à
época 2007/08.
5. Nota importante: Relembramos que as inscrições dos minis só são
contabilizadas quando dão entrada dentro dos prazos limite, na Federação.
6. Esta informação estará em breve disponível no portal da FPB.

Com os melhores cumprimentos

A. San Payo Araújo
DT/CNMB"
(a) Podem solicitar estes documentos juntos da Associação de Basquetebol de Coimbra. De qualquer forma, informamos de que, hoje mesmo, foram enviados para os clubes.

Meninas e treinadores abrem as portas do Minibasquete em Coimbra



41 atletas femininas e 23 treinadores de vários clubes do distrito estiveram presentes no primeiro convívio oficial da época 2008-09. As atletas participaram na acção de formação para treinadores e depois mostraram como se joga aos muitos pais e mães presentes nas bancadas. Misturadas em novas equipas, com atletas do Ginásio, Clube Infante de Montemor, Basquete Clube de Cantanhede, Clube PT, AAC e Olivais, e treinadores também dos vários clubes, foi visível a linguagem comum: o minibasquete que todas praticam com gosto.O Comité Distrital apostou no início da época para levar a efeito uma acção de formação para treinadores/monitores e professores de minibasquete. Comandante San Payo Araújo, o director técnico nacional para estes escalões, esteve em Coimbra para mais um momento enriquecedor para todos os presentes. Recentemente chegado da Alemanha onde fez uma prelecção muito semelhante, San Payo salientou o desenvolvimento físico destas atletas (superior ao dos seus colegas Alemães).No final do Convívio foi distribuído a todas as participantes um passaporte do “miniAtleta”, e o selo do respectivo evento. Esta iniciativa decorre com o apoio da Ice IT, e distribui a todos os atletas inscritos um passaporte para que fiquem com o registo de todas as provas em que participam ao longo da época.O Clube Portugal Telecom, através do departamento de minibasquete, foi organizador do evento em parceria com o CDMB.De notar a presença de um professor, Rui Marques, que é responsável por mais um núcleo de minibasquete na cidade de Coimbra – o Colégio de S. Teotónio.
CDMB

Entretanto o Departamento de Minibasket do Clube PT publicou a seguinte nota:
"Coimbra, Portugal – 27 de Outubro, 2008 – Em conjunto com a ABC/CDMN, decorreu no passado dia 26 de Outubro no Pavilhão do Clube PT em Coimbra uma acção de formação destinada a todos os que de perto convivem com o Minibasket Regional. A acção foi ministrada pelo Responsável Técnico Nacional para o Minibasket San Payo Araújo e nela puderam participar todos os que pretenderam aumentar os seus conhecimentos nesta variante do basquetebol.
O Clube PT vem agradecer a todos os que tornaram possível esta iniciativa, saudando em particular o Sr San Payo Araújo, pela disponibilidade demonstrada em participar no evento, bem como nos ensinamentos práticos que transmitiu, proporcionando desta forma uma maior cultura do treino a fornecer aos jovens praticantes."

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

MUDA A HORA!


"COMUNICADO DE IMPRENSA
Comissão Permanente da Hora
Observatório Astronómico de Lisboa

HORA DE INVERNO A PARTIR DA MADRUGADA DE 26 DE OUTUBRO

A mudança para a "hora de Inverno", efectuar-se-á na madrugada do dia 26 de Outubro,
domingo, às 2 horas, informa a Comissão Permanente da Hora, com sede no Observatório
Astronómico de Lisboa.
Consequentemente, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos:
- às 02 horas em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira (às 02h00
passa para a 01h00);
- à 1 hora na Região Autónoma dos Açores (à 1hora passa para a meia-noite).
Esta alteração ocorre em harmonia com a seguinte legislação em vigor:
1. Nacional – DL n.º 17/96, de 8 de Março, DLR n.º 6/96/M, de 25 de Junho e DLR n.º
16/96/A, de 1 de Agosto;
2. Comunitária – 8.ª Directiva 2000/84/Ce de 19 de Janeiro de 2001, do Parlamento
Europeu e do Conselho, relativa às disposições respeitantes à hora de Verão e
Comunicação da Comissão das Comunidades Europeias, nos termos do artigo 4.º da citada
Directiva.
Lisboa, 24 de Outubro de 2008"

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Plano de Actividades 2008-2009 3 períodos correspondentes aos períodos escolares




1º Período

Torneio de Abertura

MIX (com atletas de vários clubes a serem misturados para formar equipas)
Jogos 3x3 campo inteiro nos campos laterais (cada período é subdividido em dois de 5 minutos = 8 períodos de 5 minutos corridos)

Dia 26 de Outubro, 11.30h-12.30h Organização PT/CDMB, Torneio Abertura MiniNAS
(para todas as atletas minis femininas)

Dia 26 de Outubro, 9.30-11.30h Organização Clube PT/CDMB, Acção formação para técnicos minibasket com San Payo Araujo (Dir.Técn.Nac. – Mini)

Dia 1 de Novembro, 10.00h-12.00h – Organização Ginásio/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS12

Dia 8 de Novembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS10

Torneio Minis em Acção

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais


Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização Clube Infante Montemor, Minis 12 Masc/Mx

Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização BC Cantanhede, Minis 12 Feminino

Dia 22 de Novembro, 10.00h – Organização A Académica C, Minis 10

Dia 29 de Novembro, 10.00h – Organização C P Telecom, Minis 10

Torneio de Natal

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais

(se houver um clube disponível para organizar minis 12 faremos dois convívios separando nível 1º ano e nível 2º ano)


Dia 14 Dezembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Minis 12

Dia 20 Dezembro, 10.00h-12.30h – Organização Ginásio/CDMB, Minis 10

Dia 13 Dezembro, 10.00h – Organização BCC/CDMB, Minis 8

2º Período
Torneio Supermini

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais


A actividade decorre em convívios de 4 equipas.
Após a inscrição/confirmação do número de equipas/escalão por clube é elaborado o calendário provisório com os seguintes princípios:

- Todas as equipas têm periodicidade de convívios conforme o escalão: de 15 em 15 dias para minis 12 (será feita divisão por níveis 1º ano e 2º ano), de 3 em 3 semanas para minis 10 e mensais para minis 8.

- Cada equipa recebe no mínimo um convívio
- Caso exista desnível competitivo manifesto entre grupos de equipas num mesmo escalão serão criados subgrupos de nível

Minis 8 – 24/25 Janeiro; 21/22 Fevereiro; 21/22 Março
Minis 10 - 17/18 Janeiro 7/8 Fevereiro; 28 Fev/1 Março; 21/22 Mar
Minis 12 –10/11 e 24/25 Janeiro;7/8 e 21/22 Fevereiro; 7/8 e 21/22 Março


Especial Jogar com Pais e Mães – 15 de Fevereiro de 2009
Convívio para os pais e mães virem jogar com os filhos


3º Período – A definir em reunião posterior

Forum do basquetebol – A.B.C. – 23 de Maio

Especial Jogar com Pais e Mães – 24 de Maio de 2009
Convívio paraos pais e mães virem jogar com os filhos


FESTA DE ENCERRAMENTO – 6 ou 7 de Junho (definir sábado ou domingo)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

FOTOS DE BASQUETEBOL (3)


Foto de João Nunes
Outra foto para este nosso espaço daquela foto especial que tirámos sobre basquetebol ou minibasquete. Envie as suas fotos para camg@mail.telepac.pt, indicando o seu nome e contacto.
Obrigado

SAN PAYO ARAÚJO EM COIMBRA E CONVÍVIO miniNAS



Com a presença de San Payo Araújo decorre no próximo dia 26, domingo, no Pavilhão do Clube PT, entre as 9.30 e as 11.30 horas, uma acção de formação para treinadores. Esta acção é aberta a todos os professores dos 1º e 2º ciclos e treinadores/monitores de minibasquete. Colaborarão nesta acção atletas minis (minis 10 e minis 12), no que será, igualmente, um momento de formação para elas.

Pelas 11.30 horas começa o Convívio de miniNAS, o que será a abertura da nova época para todas as atletas minis femininas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

FOTOS DE BASQUETEBOL (2)


Foto de ANGOCAR
Outra foto para este nosso espaço daquela foto especial que tirámos sobre basquetebol ou minibasquete. Envie as suas fotos para camg@mail.telepac.pt, indicando o seu nome e contacto.
Obrigado

SAN PAYO ARAÚJO ESCREVE SEMANALMENTE SOBRE MINIBASQUETE

O Planeta Basket conta com um novo colaborador de peso António San Payo Araújo, Director Técnico do Comité Nacional de Minibasquete, que vai escrever para o Planeta Basket um artigo semanal a sair todas as 3ª-feiras. Pode ler em baixo o primeiro dos muitos artigos da sua autoria a serem publicados no Planeta Basket, “Cinco ideias para abordar o minibásquete”.

Cinco ideias para abordar o minibásquete

1ª Ideia - Importância do minibásquete

No minibásquete o mais importante é a criança, e a criança tem uma enorme capacidade de imaginação, tem necessidades diferentes das do adulto, não pensa nem reage como um adulto. A riqueza da intervenção no minibásquete acontece quando respeita esta realidade, promove a autonomia e a cooperação e dá iguais oportunidades a todas as crianças.

2ª Ideia - Minibásquete espaço de aprendizagem

Numa época em que cada vez mais as crianças estão fechadas em prédios, frente aos televisores, computadores, “game-boys”, não convivem e não exercitam destrezas essenciais; encontrar formas de convívio, socialização e desenvolvimento das suas capacidades motoras coordenativas é fundamental. Cientes, que ninguém que ensina, passa pela vida das crianças sem deixar marcas; a nossa maior responsabilidade é proporcionar-lhes experiências enriquecedoras e positivas. Nesta perspectiva o minibásquete tem de ser uma actividade de prazer e satisfação às crianças e um espaço permanente de aprendizagem para todos: crianças e adultos.

3ª Ideia -A importância da competição

Todos queremos ganhar, é normal e humano, no entanto no universo do minibásquete não devemos ter pressa em vencer, temos que ter preocupação em ensinar, e fruto do que as crianças aprendem é natural ficarmos satisfeitos com a sua alegria, quando ganham um jogo. No minibásquete é muito importante que as crianças joguem e com o que aprenderam se esforcem por vencer, contudo a classificação não é uma necessidade nem uma prioridade.

4ª Ideia – Saúde, captação e fomento

O minibásquete é para todas as crianças, independentemente das suas capacidades, das perspectivas ou expectativas do treinador. O minibásquete é para as crianças aprenderem a gostar da actividade, se elas gostarem vão de certeza ficar presas à modalidade e esse facto será extremamente benéfico para o seu desenvolvimento e saúde. Mais do que se alimentarem com alimentos inapropriados, as crianças hoje em dia, não comem demais… mexem-se de menos.

5ª Ideia - Jogos e arbitragem à dimensão da criança

Arbitrar basquetebol é interpretar as regras da modalidade, arbitrar minibásquete é interpretar as dificuldades motoras das crianças, pelo que consoante os graus de desenvolvimento e idades, os jogos podem e devem ser adaptados. No Mini 12 (Sub 12) os jogos só devem ser de 5 x 5 quando o nível de desenvolvimento dos praticantes o justifique. Nos Minis 10 (Sub 10) propomos jogos de 4 x 4 e no Mini 8 (Sub 8) os jogos devem ser de 3 x 3, em campo reduzido mas sempre com duas tabelas.

António San Payo Araújo (Director Técnico do CNMB) - (retirado de www.planetabasket.pt)

MINIS NA APRESENTAÇÃO DA EQUIPA SENIOR DO GINÁSIO


"Nos últimos anos, o enquadramento da cerimónia de apresentação da equipa profissional de basquetebol do Casino Figueira Ginásio, foi completamente diferente da rotina das 10 épocas anteriores.
A presença maciça de juventude, devida a uma acção de rua em 2007, e este ano à apresentação simultânea das 8 equipas de formação, transformou radicalmente o evento, conferindo-lhe alegria e vivacidade.
A boa organização e a adesão de grande número de pais dos jovens atletas foram notas salientes do êxito conseguido na última terça-feira.
Na cerimónia propriamente dita, usaram da palavra o Presidente José Tomé, com considerações absolutamente adequadas ao momento actual do clube, e o Vereador Lídio Lopes, que elogiou a dimensão do Ginásio e incentivou os praticantes presentes." (texto e foto enviados pelo Gabinete de Imprensa do Ginásio Clube Figueirense)

domingo, 19 de outubro de 2008

FOTOS DE BASQUETEBOL (1)


Foto de Jaime Carvalho e Silva.
Com esta foto inaugurámos este espaço dedicada aquela foto especial que tirou. Envie as suas fotos para camg@mail.telepac.pt, indicando o seu nome e contacto.
Obrigado

sábado, 18 de outubro de 2008

San Payo Araújo prestigia minibasquete nacional


"Nos dias 10, 11 e 12 de Outubro decorreu em Freising o 4º Get Toghether U-14 e Minibasket.
No dia 11 no Pavilhão Municipal de Freising, mais de cem treinadores assistiram à “lição” de San Payo Araújo. Mais de setenta eram treinadores e professores que vieram assistir ao Clinic, integrado no evento e os restantes trinta eram técnicos das federações europeias envolvidas nos trabalhos do 4º Get Together.
Expressando-se em inglês para os treinadores e em alemão com as crianças, San Payo cativou todos os presentes, que foram unânimes nos elogios. A organização, incluindo o Presidente da Federação Alemã que deu pessoalmente os parabéns aos representantes portugueses, consideraram a “lição” de San Payo uma clara mais valia para o sucesso do evento."
(retirado da página da FPB)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CARTA DO CDMNB AOS CLUBES DO PLENÁRIO


"Estimados membros do plenário,

Após consulta e respostas obtidas informo que o passaporte deve acompanhar os minis em todos os convívios mas não substitui a carteira licença.

Relembro que aguardamos até ao próximo dia 20 de Outubro as inscrições de miniNASpara o convívio de abertura e acção de formação com o San Payo Araújo.

Há vários clubes que ainda não responderam às questões da primeira reunião, em especial não enviaram os seus horários para divulgação com nome e contacto do responsável e não confirmaram datas e horas para as actividades até ao Natal.
Sem o vosso cumprimento não é possível cumprirmos.

Até breve
Isabel Lemos
CDNMB"

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

BLOG ABC - FASE EXPERIMENTAL


Pode dar uma espreitadela ao novo Blog da ABC em http://basquetebolcoimbra.blogspot.com.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CARTA DO CDMB AOS CLUBES DO DISTRITO


"Exmos.Srs.

Devido a dificuldades com o Pavilhão Multidesportos, em conjunto com o clube PT, encontrámos esta solução para a acção de formação e convívio MiniNas:

- A acção de formação para treinadores com San Payo Araújo decorre no próximo dia 26 de Outubro, entre as 9.30h e as 11.30h, no Pavilhão da PT.

Para esta acção solicitamos que inscrevam os vossos treinadores/monitore de minibasquete (a fim de sabermos quantas pessoas teremos a assistir) mas também as vossas atletas minis (minis 10 e minis 12). Elas serão organizadas emequipas paradar apoio à acção de formação e de seguida participam no convívioMIX MiniNAs.

- Convívio Mix MiniNAs, entre as 11.45h e as 12.45h no Pavilhão da PT.

Agradecemos que até ao próximo dia 20 de Outubro nos enviem as vossas inscrições para acção de formação e para o convívio. Relembramos, minis 10 e minis 12 femininas.

Obrigada
Isabel Lemos
CDMB"

CARTA DO COMITÉ NACIONAL DE MINIBASQUETE


"Exmos Senhores

1. Vimos por este meio solicitar a divulgação pelos vossos clubes do Convívio 3º
- Minibásquete para todos", organizado pela FPB/CNMB com a colaboração do
Colégio Calvão e da ABA/CDMB.

2. Esta actividade, que vai contar com muitos jogos, concursos com distribuição
de brindes e muitas actividades lúdicas, é destinada aos escalões de Mini-8 e
Mini-10 masculinos femininos e equipas mistas.

3. Este evento insere-se no programa de incentivo à prática de novos minis assim
como proporcionar a todas as crianças participantes um momento de animação e
alegria.

4. O Convívio que se destina apenas a MINI-10 e MINI-8 realiza-se no dia 25 de
Outubro nas instalações desportivas do Colégio do Calvão com o seguinte
programa.

5. Programa para MINIS – 8
10.00 às 12.30 – Jogos Concursos e Actividades Lúdicas
12.30 às 13.00 – Piscina (a confirmar)

6. Programa para MINIS 10
15.00 às 17.30 – Jogos Concursos e Actividades Lúdicas
17.30 às 18.00 – Piscina

7. Inscrições: Os clubes podem-se inscrever só para a actividade dos Minis – 8
ou só para as actividades dos Minis-10 ou para ambos os escalões.

8. Data das inscrições:
Os clubes interessados em participar terão de se inscrever para o e-mail
mini.cnmb@fpb.pt até ao dia 20 de Outubro. As inscrições serão aceites pela
ordem de entrada. Assim que as inscrições forem recebidas, será dada uma
resposta por e-mail no mesmo dia a confirmar se a inscrição foi aceite. A
organização não se responsabiliza pelo almoço, nomeadamente dos clubes que
queiram participar na parte da manhã e da tarde.

9. Todos os que queiram utilizar a piscina terão de ser portadores de fato de
banho e touca.

10. Este evento conta com a presença do DT do CNMB San Payo Araújo e a animação
dos ratos Queru.

Com os melhores cumprimentos

A. San Payo Araújo
DT/CNMB"

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Comunicado de Imprensa Clube PT / Departamento de Minibasket



"CLUBE PT / COMITÉ DISTRITAL DE MINIBASQUETE / SUB 12 FEMININOS

Coimbra, Portugal – 14 de Outubro, 2008 – O Clube PT anuncia que o seu Departamento de Minibasket , em conjunto com o Comité Distrital de Minibasquete, vai levar a efeito no próximo dia 26 de Outubro uma acção de formação destinada a todos os que se dedicam a esta variante da modalidade.
Esta acção terá uma componente Formativa levada a cabo pelo Sr San Payo Araújo, sendo posteriormente complementada por alguns jogos de Minibasket destinados ás atletas Sub 12 Femininos na variante 3 x 3 em campo inteiro ( campo reduzido )

A proposta de horário é a seguinte:

09.30 / 11.00 – Acção Teórica e Pratica sobre o treino destas jovens atletas

11.15. / 12.30 - Torneio 3 x 3 Versão Mix"
(texto retirado do Blog do Clube PT)

domingo, 12 de outubro de 2008

GINÁSIO ESTEVE NO CONVÍVO DO GAFANHA


"Foram estes os nossos representantes no Convívio de minis 10 deste sábado na Gafanha.
Ao G.D. Gafanha, obrigado pelo convite e parabéns pela organização.
Um agradecimento especial aos pais dos nossos “artistas” que ajudaram no enquadramento e transporte.
A equipa também está de parabéns pois como vem sendo hábito, sobe representar o Clube com dignidade e Fair-play". (texto e foto retirado do Blog do Ginásio)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FOTOS DE BASQUETEBOL -- MANDE-NOS AS SUAS FOTOS



DEIXE-NOS PUBLICAR AS SUAS MELHORES FOTOS DE BASQUETEBOL
Envie, para camg@mail.telepac.pt, a foto (formato jpg) com a indicação do nome do autor e contacto.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

SAN PAYO ARAÚJO EM CANTANHEDE

"Foi no passado dia 5 de Outubro, que San Payo Araújo esteve em Cantanhede, a convite do Município de Cantanhede, para dar uma Formação Técnico-Pedagógica de Minibasquete - Minis 8 e Minis10.
A formação foi muito boa e com grande nível de qualidade. Não se esperava outra coisa tendo como prelector o grande mestre do Minibasquete = San Payo Araújo!




Os atletas do B.C.C. - Basquetebol Clube de Cantanhede, Minis 8 e Minis 10, treinadores/animadores, bem como, os pais destes atletas, ficaram encantados com esta tarde maravilhosa de Minibasquete.





Esta formação foi uma grande aposta no futuro de um Basquetebol com qualidade!"

(texto e fotos retirados do Blog do BCCantanhede)

OLIVAIS APRESENTA EQUIPAS DE MINIS AOS ASSOCIADOS


No Encontro de Gerações do Olivais, "a família "Mini" Olivanense apresentou-se para dar a conhecer as suas equipas 2008/09.
Os jogos foram os seguintes:
Mini 12 Masculino Olivais F.C. x Ass. Académica de Coimbra
Mini 12/10 Feminino Olivais F.C. A x SOlivais F.C. B
Mini 10 Masculino Olivais F.C. x Ass. Académica de Coimbra
Mini 8 Misto Olivais F.C. x Ass. Académica de Coimbra"
(texto e foto retirados do Blog Mini do Olivais)

GINÁSIO NO CONVÍVO DO GAFANHA



"A nossa equipa de minis 10 e alguns minis 8 vai participar no próximo sábado (dia 11) no convívio organizado pelo GD Gafanha, e que conta com a participação das seguintes equipas: Guifões SC, Ginásio Figueirense, SC Coimbrões, Illiabum Clube, FC Porto e GD Gafanha.
Os jogos terão lugar a partir das 15h30 e terão o seguinte formato - 4 períodos de 6 minutos corridos sem paragem de cronómetro. O torneio não vai ter classificação final!
O encerramento está previsto para as 17h30"- texto retirado do Blog do Ginásio.

IMPRESSO: RELATÓRIO DO CONVÍVIO

IMPRESSO: BOLETIM DE JOGO

(click na imagem para ampliar - pode imprimir)


















quarta-feira, 8 de outubro de 2008

REGULAMENTO/NORMAS PARA A ACTIVIDADE

REGULAMENTO/NORMAS PARA A ACTIVIDADE - 2008-2009

1. Regulamento

Obrigatório apresentar a carteira-licença ou guia que a substitui em todos os convívios calendarizados pela ABC/CDMB (caso o passaporte seja adaptado com cópia das informações da inscrição passará a servir também o passaporte)

a) As regras são as regras FIBA- Mini, de forma geral, com algumas adaptações fruto das particularidades na realidade distrital/nacional.
b) O campo de jogo deverá ter as dimensões adequadas ao minibasquete (22x12m a 25 x 15 m). Tabelas à altura de 2,60m.
c) Os jogos têm a duração de 4 períodos de 10/8 minutos corridos (minis 10 e 8) ou 4 períodos de 12/10 minutos corridos (minis 12), com intervalo de 3 minutos entre o 2º e o 3º período e de 1 minuto entre os restantes períodos.
d) Cada equipa tem 3/4/5 jogadores em campo (conforme a fase da competição e escalão)
e) Cada equipa deve indicar um mini-árbitro. Contudo é responsabilidade do clube que organiza o convívio, enquadrar todos os jogos com um árbitro e um oficial de mesa
f) Em todos os jogos será feito o boletim de jogo que é enviado ao CDMB juntamente com o relatório do convívio
g) Escalões: Minis 8 (nascidos em 2003 – após 6 anos completos, 2002,2001) Minis 10 (nascidos em 99*,2000) e Minis 12 - (nascidos em 97*,98,99)
*podem jogar também no escalão acima
h) Cada jogador só pode jogar o seu segundo período quando todos os outros jogadores já tenham jogado, pelo menos, um período ou estejam a iniciar o primeiro período. Em situação alguma um jogador pode jogar três períodos consecutivos.
i) As faltas em acto de lançamento dão direito a dois lançamentos livres
j) Apenas poderão realizar-se substituições nos 3º e 4º períodos, com o jogo parado e a bola na mão do árbitro; Nos 1º e 2ºs períodos as substituições poderão realizar-se apenas em caso de lesão ou manifesta falta de fair-play.
k) Nos minis 10 é proibido tirar a bola da mão e nos minis 8 é proibido tirar a bola ao jogador que a tem na mão ou em drible.
l) Em situações de bola presa aplica-se a regra de posse alternada.
m) Horários indicados para início dos convívios: manhã – 10.00h, tarde – 15.00h

2. Normas

a) A actividade distrital para estes escalões decorre em convívios. Nestes convívios cada equipa realiza dois jogos de minibasquete.
b) Nos convívios de Minis 8, no intervalo entre os dois jogos pode ser realizada outra actividade desportiva (Jogo de Passes, Bola ao Capitão, Estafetas, Beisebasquete, Barrabasquete, percursos técnicos, etc).
c) Cada equipa é constituída por dez atletas, podendo no entanto participar com um máximo de doze atletas. O treinador/monitor é responsável por equilibrar o tempo de jogo dos atletas da sua equipa, pois nestas idades O MAIS IMPORTANTE É PARTICIPAR !!!
d) Sempre que, no decorrer da actividade se verifique que o desnível entre as duas equipas é impeditivo do mínimo sucesso de uma delas, ou ainda quando alguma das equipas se fizer representar por menos de oito elementos, devem os treinadores dialogar no sentido de encontrar a melhor solução para as crianças:

- Reorganizar as equipas com atletas de ambos os lados de forma a equilibrar o nível de jogo
- Proceder a substituições de um lado e de outro de forma a jogarem em simultâneo os atletas de nível idêntico
- Trocar o calendário do convívio jogando com uma das outras equipas presentes
- Não jogar 5x5 ou 4x4 mas sim fazer jogos reduzidos de 3x3 em meio campo
PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIO CLUBE DO ANO - 2008/2009
e atribuição de vagas nos eventos nacionais

O CDMB terá em consideração os seguintes aspectos:

1) Número de atletas inscritos
2) Número de equipas a participar na actividade distrital
3) Número de convívios organizados no âmbito da actividade distrital
4) Número de convívios em que participaram no âmbito da actividade distrital
5) Número de convívios organizados no âmbito da actividade inter-distrital, nacional ou internacional
6) Número de convívios em que participaram no âmbito da actividade inter-distrital, nacional ou internacional
7) Presença nas reuniões convocadas pelo CDMB
8) Presença nas acções de formação promovidas pelo CDMB/outras acções de formação
9) Incumprimento das normas de funcionamento da actividade

Considerando estes critérios, será elaborado um ranking da seguinte forma:

Ponto 1) 1 ponto por cada atleta inscrito
Ponto 2) 10 pontos por cada equipa a participar nas actividades
Ponto 3) 20 pontos por cada convívio: organização - distrital
Ponto 4) 10 pontos por cada convívio em que participam – distrital
Ponto 5) 20 pontos por cada convívio: organização– inter-distrital, nacional, internacional
Ponto 6) 5 pontos por cada convívio em que participam– inter-distrital, nacional, internacional
Ponto 7) 10 pontos por cada reunião convocada pelo CDMB – reuniões com todos os clubes
Ponto 8) 20 pontos por cada acção de formação
Ponto 9) Incumprimento de normas

Atraso nas actividades: menos 5 pontos
Falta sem aviso: menos 20 pontos
(até 2ª feira anterior)
Número mínimo de atletas: menos 10 pontos
Envio de relatório e boletins: menos 25 pontos


NOTAS:
Para efeitos do primeiro prémio é requisito ter organizado no mínimo 3 convívios durante a época (2 no 2º período e 1 no 3º período) por equipa do clube que participe na actividade
A Atribuição das vagas para o Memorial Mário Lemos será feita tendo em atenção o Ranking (duas vagas) e procurando premiar o clube de entre os mais pequenos que mais evoluiu (duas vagas).
A atribuição de vagas para os Jamborees Nacionais será feita tendo em atenção o ranking, considerando todos os clubes acima da média e por rotatividade.

CONCLUSÕES DA REUNIÃO PLENÁRIA DO CDMB


Comité Distrital de Minibasquete - 1ª reunião com o plenário

1. Estrutura do CDMB – ABC e Plenário (funções)

A reunião teve início com a apresentação e recolha de contactos dos membros do comité distrital e plenário, tendo sido explicadas as funções deste órgão: discutir e aprovar as normas e regulamentação para a actividade de minibasquete distrital e propor e aprovar o calendário das actividades para a época.
Estiveram presentes, pelo CDMB, Sr.José Manuel, Carlos Gonçalves e Isabel Lemos; pelo plenário, Moura Távora e Jorge Galvão (PT), Alexandre Fernandes (Sampaense), Adriano Mendes (Fundação Ferreira Freire), Mário Ramos (Ginásio), Rui Marques (S. Teotónio), Fernando Lucas e Hernâni Folgado (AAC), Vasco Azenha (Clube Infante Montemor), João Gonçalves (Olivais), Eduarda Lopes e João Costa (BCC).
Faltaram representantes do Lousanense, Sporting Figueirense e Associação Naval 1º Maio (aguardamos a indicação dos clubes quanto ao seu elemento para este órgão).

2. Promoção/formação/regulação da actividade

Neste ponto, decidiu-se fazer a divulgação nos meios de comunicação social relativamente à actividade dos clubes no sector mini. Assim, todos os clubes devem enviar à ABC/CDMB os seus horários, nome e contacto do responsável, para que seja divulgado numa notícia global referente ao minibasquete distrital. Prazo – até dia 10 de Outubro, 6ª feira.
Foi analisado o passaporte do mini, a sua importância e validade de acordo com os objectivos que estiveram presentes ao seu lançamento – aumento do número de inscritos e aumento do compromisso com a actividade . A opinião geral é que se deve manter o passaporte e torná-lo mais significativo podendo substituir a carteira do atleta nos convívios caso seja viável colocar toda a informação da inscrição oficial na sua primeira página. A cada atleta inscrito será distribuído um passaporte e em cada convívio em que participe no âmbito da actividade distrital recebe um selo alusivo.
A época vai começar com uma acção de formação para treinadores e monitores dada pelo Comandante San Payo Araújo, no dia 26 de Outubro em horário/local a indicar brevemente.
As normas e regulamentos para a actividade foram revistos e aprovados, o documento segue em anexo.
No balanço do Projecto Treinar com Pais e Mães considerou-se que a participação dos pais e mães não foi regular e que houve falta de responsabilidade dos clubes na valorização do projecto. Desta forma, e dado o elevado custo do mesmo, decidiu-se pela não continuidade das acções ao longo da época, tendo ficado em aberto a possibilidade de se fazer uma acção/fórum sobre o tema numa data específica.
Mantêm-se as actividades de convívio entre pais e filhos de diferentes clubes, em alguns momentos da época, e a distribuição do folheto elaborado no contexto deste projecto.
Os Clubes foram informados da importância de comunicarem por escrito à ABC sempre que tenham actividades fora do calendário distrital, para que o seguro esteja activo e também para que se possa fazer de forma justa o ranking dos clubes.
Foram ainda alertados para a inscrição de treinadores/monitores de forma a terem também direito ao seguro desportivo.

Relembrámos que os diversos clubes têm bolas atribuídas na época passada pela FPB, no âmbito das Escola de Minibasquete Portuguesas. Essas bolas devem ser levantadas na ABC.

Plano de Actividades 2008-2009
3 períodos correspondentes aos períodos escolares

1º Período - Torneio de Abertura

MIX (com atletas de vários clubes a serem misturados para formar equipas)
Jogos 3x3 campo inteiro nos campos laterais (cada período é subdividido em dois de 5 minutos = 8 períodos de 5 minutos corridos)

Dia 25 de Outubro – Organização AAC*/CDMB, Torneio Abertura MiniNAS
(para todas as atletas minis femininas)
*ainda à espera de confirmação

Dia 26 de Outubro, 14.00h-16.00h*,Acção formação para técnicos minibasket com San Payo Araujo (DTN – Mini) – local a indicar
*horário a confirmar

Dia 1/2 de Novembro– Organização Ginásio/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS12

Dia 8 de Novembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Torneio Abertura MiniNOS10


Torneio Minis em Acção

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais

Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização Clube Infante Montemor, Minis 12 Masc/Mx

Dia 15 Novembro, 10.00h – Organização BC Cantanhede, Minis 12 Feminino

Dia 22 de Novembro, 10.00h – Organização A Académica C, Minis 10

Dia 29 de Novembro, 10.00h – Organização C P Telecom, Minis 10

Torneio de Natal

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais

Dia 13/14 ou 20/21 de Dezembro – um convívio para cada escalão:

Dia 14 Dezembro, 10.00h-12.00h – Organização Olivais/CDMB, Minis 12

Dia _____ Dezembro – Organização Ginásio/CDMB, Minis 10

Dia 13 Dezembro, 10.00h – Organização BCC/CDMB, Minis 8

2º Período - Torneio Supermini

Participação por clube – todas as equipas inscritas
Jogos 4x4 campo inteiro nos campos laterais

A actividade decorre em convívios de 4 equipas.
Após a inscrição/confirmação do número de equipas/escalão por clube é elaborado o calendário provisório com os seguintes princípios:

- Todas as equipas têm periodicidade de convívios conforme o escalão: de 15 em 15 dias para minis 12 (será feita divisão por níveis 1º ano e 2º ano), de 3 em 3 semanas para minis 10 e mensais para minis 8.

- Cada equipa recebe no mínimo um convívio
- Caso exista desnível competitivo manifesto entre grupos de equipas num mesmo escalão serão criados subgrupos de nível

Minis 8 – 24/25 Janeiro; 21/22 Fevereiro; 21/22 Março
Minis 10 - 17/18 Janeiro 7/8 Fevereiro; 28 Fev/1 Março; 21/22 Mar
Minis 12 –10/11 e 24/25 Janeiro;7/8 e 21/22 Fevereiro; 7/8 e 21/22 Março

Especial Jogar com Pais e Mães – 15 de Fevereiro de 2009
Convívio para os pais e mães virem jogar com os filhos

3º Período – A definir em reunião posterior

Forum do basquetebol – A.B.C. – 23 de Maio

Especial Jogar com Pais e Mães – 24 de Maio de 2009
Convívio paraos pais e mães virem jogar com os filhos

FESTA DE ENCERRAMENTO – 6 ou 7 de Junho (definir sábado ou domingo)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

COLABORE COM O NOSSO BLOG


Quanto mais informativo for o nosso Blog, mais útil se torna. Nesse sentido, envie-nos notas das actividades do seu clube para camg@mail.telepac.pt.
Divulgue o nosso Blog (http://cdmb-coimbra.blogspot.com) pelos seus atletas, pais e mães e outras pessoas que nele possam ter interesse.
Obrigado.
Carlos Gonçalves

O MINIBASQUETE NA IMPRENSA (3)

(Diário de Coimbra- "Espaço Basket" - 8/10/08 - Texto de Carlos Gonçalves)
dois toques na imagem para aumentar

O MINIBASQUETE NA IMPRENSA (2)


(Diário de Coimbra - 7/10/08 - Texto de Carlos Gonçalves)
dois toques na imagem para aumentar

O MINIBASQUETE NA IMPRENSA (1)

(Diário As Beiras - 4/10/08 - Texto de Tiago Almeida)
dois toques na imagem para aumentar

OLIVAIS NO CONVÍVIO DE MINIS 12 DA GAFANHA

Duas equipas do Olivais, participaram no Convívio "Largopesca" de Mini 12, a equipa de Minis 12 masculinos e a equipa de Minis 12 femininos. O convívio foi muito animado, tendo os nossos jovens jogado com toda a determinação dois jogos cada e mostrado que já sabem jogar minibasquete de bom nível.
(Texto retirado do Blog dos Minis do Olivais)

CLUBE PT CONTINUA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO

Texto retirado do Blog do Clube PT:
"O Clube PT anuncia que o seu Departamento de Minibasket irá levar a cabo este mês uma Campanha de Comunicação que, de entre as várias formas encontradas, prevê várias deslocações a locais da cidade.Assim, o Departamento de Minibasket do Clube PT irá estar amanhã, 16 de Setembro, no Jardim Escola João de Deus I e II, onde alguns dos seus elementos ( Directores / Monitores e Jovens Atletas ) irão dar a conhecer a Todos os interessados os seus objectivos para a época que agora se inicia.A promoção de hábitos de vida saudáveis, do respeito e de sã convivência entre os vários agentes desportivos, garantidos através da prática autónoma, sistemática e regular do Minibasket será o principal objectivo desta Campanha de Comunicação inserindo-se a mesma numa Acção mais vasta de forma a que algumas metas definidas para este ano possam ser alcançadas.O Departamento de Minibasket do Clube PT pretende este ano ter um crescimento absoluto de, pelo menos 25% no seu número de atletas, face ao ano anterior."

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PLENÁRIO DO CDMB REUNIU COM A PRESENÇA DE 9 CLUBES



Reuniu ontem , dia 6 de Outubro, na Sede na Associação de Basquetebol de Coimbra, o Plenário do Comité Distrital de Minibasquete, numa das mais concorridas reuniões dos últimos anos. Estiveram presentes 9 clubes do nosso distrito - Clube PT (Moura Távora e Jorge Galvão), Sampaense (Alexandre Fernandes), Portunhos - Cantanhede (Adriano Mendes) - Ginásio (Mário Ramos) - Colégio S. Teotónio (Rui Marques) - Fernando Lucas e Hernâni Folgado (Académica) - C. Infante Montenor (Vasco Azenha) - Olivais (João Pedro Gonçalves) - BC Cantanhede (Eduarda Lopes e João André Costa). O CDMB esteve representado por José Manuel Almeida (Presidente), Isabel Lemos (Directora Técnica) e Carlos Gonçalves.
Foram abordados vários temas, tais como uma iniciativa para promoção d Minibasquete junto da opinião pública, a continuidade do Mini Passaporte, a Acção de Formação com San Payo Araújo a 26 de Outubro, aprovou-se com algumas alterações o Regulamento e Normas para o Minibasquete, o projecto "Pais e Mães", a inscrição dos Monitores na ABC e o palno de actividade para a época, os quais desenvolveremos em detalhe no nosso Blog muito em breve