quinta-feira, 26 de junho de 2008

domingo, 22 de junho de 2008

BOAS FÉRIAS PARA TODOS!

Animations - basketball-01


quinta-feira, 19 de junho de 2008

GINÁSIO - último treino antes de férias!


(retirado do Blog dos Minis do Ginásio)

terça-feira, 17 de junho de 2008

CLUBE PT ORGANIZOU O TORNEIO DAS 12 HORAS


(filme retirado do Blog dos Minis do Clube PT)

OLIVAIS ORGANIZOU TORNEIO VALDEMAR PINHO

(foto retirada do Blog dos Minis do Olivais)

MINIS DO CLUBE PT VÃO ACAMPAR

(retirado do Blog do Clube PT)

terça-feira, 10 de junho de 2008

MINIBASQUETE ENCERROU ÉPOCA EM FESTA!

Foram muitos os que se deslocaram à Lousã para a Festa de Encerramento do Minibasquete. Muito calor, tanto da temperatura que se fez sentir, mas, e também, humano. Um dia que os nossos minis irão recordar.
Este evento, só possível com o apoio da Câmara Municipal de Lousã e de todos os clubes do nosso distrito, foi organizado pelo CDMB.

(imagens roubadas do Blog da Académica)

(imagens roubadas do Blog do Clube PT)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

A perfeição não existe

A propósito da intensa actividade registada nesta ponta final de época no distrito de Coimbra pelo Minibásquete, recebemos este texto "suplementar" de San Payo Araújo. Mais um contributo do Director-Técnico do Comité Nacional de Minibásquete para o reforço deste escalão vital para o salutar desenvolvimento das crianças e para o desejado crescimento da modalidade.

Elogio ao Minibásquete em Coimbra

A perfeição não existe


Quando nos torneios e convívios em que vou participndo observo alguns comportamentos, felizmente não muitos, de alguns treinadores de minis, se não exclusivamente, pelo menos excessivamente preocupados com as vitórias, apetece-me plagiar o Bruno Nogueira num conhecido slogan publicitário:

“Perfeito, perfeito… Só o minibásquete sem crianças”.

- "O jogo até é giro, mas as crianças atrapalham comó caraças", acrescento eu.

Quem me conhece sabe que (é minha convicção profunda) ensinar minibásquete terá de ser forçosamente educar. Se há domínio onde a perfeição não existe é nomeadamente na educação. Educação quer dizer etimologicamente (ex para fora) duco (conduzir). Ou seja, quem educa conduz para fora capacidades que existem dentro das crianças. Este é um processo que, por melhor conduzido que seja, apresenta sempre alternativas. Para os filhos, os melhores pais do mundo poderiam nalguma situação, nalgum ponto, ter sempre feito as coisas de outra maneira; ara os alunos, os reconhecidamente melhores professores poderiam ter sempre feito melhor nesta ou naquela situação. A perfeição não existe. O que é necessário é qualidade e a qualidade não é perfeição. A qualidade é melhoria permanente. Nesta perspectiva, apenas temos que perceber que o mais importante é esforçarmo-nos por fazer sempre melhor.
Agora com a Festa de Encerramento do minibásquete da Associação de Basquetebol de Coimbra já no horizonte há sempre a consciência que a época poderia ter sido melhor. Numa perspectiva mais exterior, com as vantagens e as desvantagens que daí resultam, posso dizer parabéns a todos os envolvidos neste processo. Do que me é dado a perceber, o minibásquete em Coimbra é alvo de muita reflexão, tem vitalidade e tem vindo a melhorar, o que é o mais importante.
Pode haver sempre um grau de injustiça quando se faz o reconhecimento público, por nos podermos esquecer de alguém que também o mereça. Contudo, para quem como eu faz tanto apelo ao reconhecimento do elo humano, ainda mais injusto é, por receio de criar melindres, não se manifestar.
Pela parte que me toca, tem sido um prazer conhecer pessoas que pelas mais diversas razões se cruzaram comigo e que de uma forma ou outra estão envolvidas no minibásquete.
Neste meu reconhecimento, naturalmente subjectivo e reflexo da minha sensibilidade, terei de começar obrigatoriamente pelo José Manuel, Presidente do Comité Distrital de Minibásquete de Coimbra, pela sua educação, trato e amabilidade de estar sempre presente quando sou convidado a ir a Coimbra. Para não me alongar muito vou juntar as pessoas em grupos com alguma afinidade. Nos dirigentes gostaria de mencionar o empenho que sinto em pessoas como Moura Távora, Carlos Ângelo, Luís Calheiros. Nos blogues e nas participações em comentários, muitas vezes estimulantes, porque nos obrigam a reflectir, vêm-me à memória nomes como Carlos Gonçalves, Fred, Alexandra, João Cortez Vaz e Tiago Órfão.
No trabalho nos clubes, por aquilo que me vou apercebendo, nomeadamente por informação dos diversos blogues e sites, que costumo consultar, são-me familiares nomes como Sofia, Nito, Mário Ramos, Eduarda Lopes, André Costa, André Calado e Cavaleiro. Na influência e importância que tem na realização desta Festa de Encerramento na Lousã, o Alcindo Quaresma.
Termino com pessoas que, por diversos motivos tenho tido contacto mais directo, para elogiar a Marina, pela sua prestação no Jamboree de Minde, o Cordeiro pela sua jovialidade e enorme disponibilidade em acompanhar os minis para todo o lado do país, o Jaime Silva por quem nutro enorme admiração, e a Isabel Lemos, pela sua sensibilidade para esta área, tantas vezes ignorada noutras Associações.
Não poderá ser nominal, pois não os conheço, mas não quero deixar de referir todos os pais que percebem a importância da actividade desportiva na educação dos seus filhos.
Nota:Já depois de ter enviado o texto lembrei-me dos comentários do Miguel Cunha, que muito me sensibilizaram, nomeadamente no texto sobre a homenagem aos monitores, pelo que aqui estou a reparar uma injustiça, de na participação nos blogs, não o ter mencionado. São os riscos a que me referia...
(texto retirado do Blog do Basquetebol Conimbricense)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

TORNEIO INTERNACIONAL NA TOCHA E PRAIA DA TOCHA

No próximo fim-de-semana, dia 7 e 8 de Junho, irá decorrer na Tocha e Praia da Tocha o VII Torneio Internacional de Minibasquete Masculino e o III Torneio Internacional de Minibasquete Feminino, organizado pela Câmara Municipal de Cantanhede.

Este ano este torneio terá a participação da seguintes equipas:

Torneio Masculino
CANTANHEDE
CLUBE ATLÉTICO DE QUELUZ
ÓBILA CLUBE BASKET
SANTA MARTA DE TORMES
SPORT LISBOA E BENFICA

Torneio Feminino
CANTANHEDE
FUTEBOL CLUBE DO PORTO
ÓBILA CLUBE BASKET
SANTA MARTA DE TORMES
SPORTING CLUBE FIGUEIRENSE

FESTA DE ENCERRAMENTO

TODOS À LOUSÃ!
3ª feira - feriado
Festa do Minibasquete distrital



"Com o apoio do Lousanense e da Câmara Municipal da Lousã, pelo quinto ano consecutivo, esta festa junta todos os intervenientes no Minibasquete distrital. Por proposta dos clubes, os atletas irão ser agrupados em novas equipas, em que o emblema do clube fica no coração mas a camisola essa, será a do Minibasquete. Para todos! Muitos jogos pela manhã, o habitual almoço convívio e algumas brincadeiras no período da tarde: esta é a receita para o encerrar da época oficial no distrito de Coimbra. O Director Técnico do Comité Nacional de Minibasquete, San Payo Araújo, vem marcar presença neste evento, dignificando-o ainda mais." palavras da Directora Técnica Isabel Lemos ao Blog do Basquetebol Conimbricense

terça-feira, 3 de junho de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

ACADÉMICA organiza Torneio "Cidade de Coimbra"

A Associação Académica de Coimbra realizou, no Pavilhão Multidesportos, o Torneio "Cidade de Coimbra", em Minis 12 - 2º Ano. Presentes a equipa organizadora, Clube PT, Olivais, Ginásio, Ovarense e Gafanha. Um torneio em cheio, onde se pode verificar que muitos dos atletas já estão prontos para dar o salto para os iniciados. Bom convívio.

(filme retirado do Blog dos Minis do Clube PT)

CLUBE PT comemora Dia da Criança com ida à escola

"O Minibasquete foi á escola.
Integrado nas comemorações do dia da criança, e a semelhança de anos anteriores, o Clube PT, promoveu uma série de actividades de Minibasquete em colaboração com a Escola 38 (Quinta das Flores).
Novidade de este ano e pensando no plano de divulgação do Minibasquete e captação de atletas, foi efectuado um treino conjunto com os atletas do clube PT e Alunos da Escola 38.
O tempo que no inicio da tarde ameaçou um pouco de chuva, no final o S. Pedro ( que è da PT) acabou por colaborar e lá mandou um pouco de sol, que muito foi apreciado e aproveitado por todos os atletas e alunos , que assim puderam brincar e aprender um pouco de basquetebol , sempre com alegria e muito empenho.
Puderam ainda ser testadas as tabelas recentemente adquiridas pelo Clube e que iram proporcionar mais treinos fora de portas.
Contribuiu para o sucesso desta iniciativa a presença de atletas mais velhos, treinadores e direcção do Minibasquete do Clube PT .
FORÇA PT"
(texto retirado do Blog dos Minis do Clube PT)