terça-feira, 29 de abril de 2008

MUITA ACTIVIDADE NO MINIBASQUETE


Minis 12/Nível II

Quinta-feira, 1 de Maio
Pavilhão dos Olivais
9H30-12H30
Académica, Olivais e PT

Minis 12/Nível I

Sábado, 3 de Maio
Pavilhão da PT
9H30-12H30
Infante de Montemor, Olivais, PT e Sporting Figueirense

Minis 10/Misto

Sábado, 3 de Maio
Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho (Figueira da Foz)
9H30-11H30
Académica, Cantanhede, Ginásio, Infante de Montemor, Olivais e PT

Minis 12/Feminino

Domingo, 4 de Maio
Pavilhão dos Olivais
9H30-12H30
Cantanhede, Olivais, PT e Sporting Figueirense

quinta-feira, 17 de abril de 2008

TORNEIOS DE MINIBASQUETE

19. ABRIL - Pavilhão do Clube PT
09.30 às 12.30 horas - Sub 10 anos
com a participação do Clube PT, Ginásio, Infante Montemor, Académica e Sporting Figueirense
organização do Clube PT

19. ABRIL - Pavilhão Galamba Marques - Figueira da Foz
09.30 às 12.30 horas - Sub 12 nível II
com a participação do Ginásio, Académica, Olivais e Clube PT.
organização da Infante Montemor

20. ABRIL - Pavilhão Multidesportos de Coimbra - Circuito Ticha Penicheiro
09.15 às 17.15 horas
organização da Académica

domingo, 13 de abril de 2008

COLABORE NO "DRIBLAR IDEIAS, PASSAR VALORES E LANÇAR UM LEMA"


Conforme decidido na Sessão de "Treinar com Pais & Mães" fica, desde já aberto, este espaço no Blog do Comité Distrital de Minibasquete, para que possa dar o seu contributo. Queremos a colaboração de TODOS para elaborar um folheto de apelo à participação no Minibasquete de filhos, pães, mães e treinadores. Aguardamos, pois, pelo seu contributo.

SESSÃO "TREINAR PAIS & MÃES"

Decorreu no passado sábado, dia 12 de Abril, uma segunda Ação sob o tema "Treinar Pais & Mães" no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.
A psicóloga Helena Gomes dinamizou a sessão tendo proposto aos cerca de 40 pais e mães, os seguintes objectivos:

- Conhecer e ouvir a opinião dos Pais e Mães;
- Reforçar o importante papel dos Pais e Mães na prática desportiva dos filhos;
- Fomentar um ambiente de desportivismo e participação de TODOS os intervenientes.

porquê? como? quando?
Qual a influência, FAVORÁVEL E DESFAVORÁVEL, que os adultos (Pais, Mães,Treinadores) exercem de forma consciente ou inconsciente sobre os jovens atletas.

No final da Sessão foi proposto que os pais e mães colaborassem com seguestões para a elaboração de um folheto do Comité Distrital de Minibasquete, em que apele à participação das crianças no minibasquete e à participação dos pais e mães, sob o lema "Driblar ideias, passar valores e lançar um lema".

>

quarta-feira, 9 de abril de 2008

"Os pais e as mães são a floresta"

Nesta semana em que o CDMB de Coimbra promove, e muito bem, mais um "Treinar com pais e mães" resolvi prestar-lhes a minha sincera homenagem. Quantas vezes são os pais criticados? Ou por estarem ausentes, ou por terem comportamentos menos indicados, ou por um conjunto de razões que não vou neste momento abordar. Da minha experiência posso-vos dizer que nem todos os pais ausentes estão a proceder mal, nem todos os pais presentes estão a agir bem. O problema é bem mais complexo e tenho sobre este tema as minhas convicções. Contudo, acho que há uma tendência para generalizações. Pelo facto de um pai ou uma mãe terem intervenções, principalmente durante as situações de jogos, que no mínimo são questionáveis, há a tendência para se tomar a árvore pela floresta.
Diz-me a experiência, que quando as situações são explicadas com clareza e sem contradições, e as actividades em que as crianças estão envolvidas têm qualidade pedagógica, a larga maioria dos pais sabe perfeitamente reconhecer o trabalho dos treinadores e a influência que este têm na educação dos seus filhos. A minha homenagem a esse reconhecimento é ilustrada por um conjunto de comentários deixados no portal da FPB no fim de cada jamboree. Percorri as intervenções dos pais até ao 8.º jamboree e, felizmente, foi difícil seleccionar um de cada evento entre várias dezenas de comentários. De qualquer modo esta é a minha singela homenagem aos muitos pais que nos confiam os seus filhos.

13.º Jamboree
”Como mãe de duas jovens atletas que tiveram a felicidade de participar no Jamboree, quero agradecer aos mestres e monitores o facto de me fazerem acreditar que, afinal, vivemos numa sociedade em que os nossos jovens conseguem ser educados, obedientes, humildes, dóceis, cumpridores e respeitadores dos valores e regras, que no processo de educação da nossa competência, lhes ensinamos e transmitimos. (…) Quando oiço falar diariamente da falta de educação, insubordinação e irreverência dos nossos jovens, nas escolas e em outras actividades que frequentam, ao vivenciar este XIII Jamboree, constatei que, perante a autoridade dos mestres e monitores, um grupo constituído por 72 jovens oriundos de diversos pontos do país, com variados modelos de educação e formação, acatavam as normas e regras previamente definidas. Como mãe senti-me orgulhosa; como educadora senti-me confiante; Por isso, reitero o meu agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos mestres e monitores no crescimento e formação das minhas filhas enquanto pessoas, e de mim própria, pois também eu aprendi muito convosco.”

12.º Jamboree
”Um comentário de quem viveu o jamboree indirectamente, mas com muita intensidade. Ouvir a nossa filha pedir-nos desesperadamente para regressar no final do 1.º dia, ouvir o nosso coração ordenar-nos que lhe obedeçamos, ouvir a nossa razão aconselhar-nos a dar-lhe esta oportunidade de crescer. Fazê-la relembrar que não se desiste à primeira adversidade não teria sido possível sem os apoios de quem lá estava, com ela. Quem contribui para o enriquecimento dos nossos filhos merece sempre a nossa gratidão.”

11.º Jamboree
”Sem dúvida um grande convívio, uma grande festa e acima de tudo um grande exemplo do que se deve fazer no desporto infantil! Num mundo onde parece que andamos todos aos empurrões, em que os recém chegados (crianças) também se vão sujeitando aos comportamentos cada vez mais materialistas desta nossa sociedade de consumo, foi arrepiante ver a quantidade de emoções/sentimentos que passeavam por este espectacular evento.”.

10.º Jamboree
”Por motivos profissionais conheço o que o Comité Nacional de Minibásquete da FPB tem realizado. No entanto, uma coisa é ter conhecimento e outra, bem diferente, é VIVER o acontecimento. Em Trancoso pude, finalmente, sentir o que é um jamboree. A alegria, camaradagem, solidariedade e espírito de grupo demonstrados pelos cerca de 60 jovens e seus monitores ficou bem patente na Gala final, à qual tive o prazer de assistir. As lágrimas que a minha filha derramou no dia da despedida foi a prova que o objectivo deste convívio foi alcançado: jogar basquetebol e fazer amigos. Foram lágrimas de saudade por uma semana que, estou certo, jamais esquecerá.”

9.º Jamboree
”Quem fez novos amigos em Valença? O Duarte. Sou a mãe dele e devo dizer que foi a primeira vez que vi o meu filho chorar por deixar novos amigos. Obrigada por terem despertado nele estes sentimentos tão bonitos.”

8.º Jamboree
”Não podia deixar de participar com uma mensagem de agradecimento em nome do meu filho João. Foi o melhor que lhe podia ter acontecido este ano.”

PS: Resolvi não identificar autores destes comentários, mas eles podem ser todos consultados com identificação no portal da FPB.

Por San Payo Araújo

(retirado do Blog do Basquetebol Conimbricense)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

GINÁSIO VENCE PRÉMIO CREMILDE PEREIRA NO NOSSO DISTRITO

O Ginásio Figueirense está de parabéns. Venceu este Prémio a nível distrital, "destronando" o Olivais que havia vencido na época transacta.

Associado ao grande evento da Final a 8 da Taça de Portugal a decorrer em Elvas, vai pelo terceiro ano consecutivo, ser entregue o Prémio Cremildo Pereira. O vencedor absoluto deste ano é o Barreirense, no sector masculino o GDB Leça inscreve pela primeira vez o seu nome na lista dos vencedores e no sector feminino o GDESSA vence pela terceira vez consecutiva.

CremildoSanPayo_webNo intuito de homenagear uma das grandes figuras do Minibásquete, Cremildo Pereira, e com a finalidade de premiar e reconhecer o trabalho colectivo: dirigentes, treinadores, seccionistas, familiares, incentivar, fomentar e consolidar a prática das primeiras etapas da formação o Prémio Cremildo Pereira é entregue desde o ano 2006, ano de introdução do projecto das Escolas de Minibásquete Portuguesas.
Este ano e demonstrando um claro crescimento deste projecto os vencedores a nível associativo foram os seguintes:
Alentejo: ASC/BV Reguengos de Monsaraz - 54 minis
Algarve: Imortal – 77 minis
Aveiro: GRI Brandoense - 67 minis
Braga: Basket Clube Celorico de Basto 73 minis
Coimbra: Ginásio Figueirense – 65 minis
Leiria: IE Juncal – 54 minis
Lisboa: Queluz – 71 minis
Madeira: CAB – 76 minis
Porto: Clube Desportivo da Póvoa - 87 minis
São Miguel: Clube União Sportiva – 86 minis
Setúbal: Seixal Futebol Clube – 63 minis
Viana do Castelo: – AD “Os Limianos” 76 minis
Viseu: Gumirães – 61 minis
Em 2006 os vencedores foram a Ovarense em termos absolutos, o Barreirense nos masculinos e o GDESSA e o Coimbrões ex-aequo nos femininos. Em 2007 Ovarense, Barreirense e GDESSA repetiram o êxito e foi introduzido o prémio a nível associativo com os seguintes vencedores:
Alentejo: ASC/BV Reguengos de Monsaraz - 50 minis
Algarve: Imortal – 72 minis
Aveiro: GRI Brandoense - 90 minis
Coimbra: Olivais – 65 minis
Lisboa: Queluz – 57 minis
Porto: Guifões - 76 minis
Viana do Castelo: – 52 minis
Vila Real: BC Vila Real – 145 minis
Viseu: Gumirães – 60 minis

1130 PRATICANTES DE BASQUETEBOL INSCRITOS NA ABC.

São, actualmente, 1130, o número de atletas inscritos na Associação de Basquetebol de Coimbra.
O Ginásio (74), é o clube do distrito com mais minis inscritos. Seguem-se o Olivais (73) e Académica (65).
Ainda, nos Minis, no sector feminino, o Sporting Figueirense (39) é o que tem mais inscritos. Seguem-se o Olivais (22) e Académica (20). Já no masculino, o Ginásio (66) é o que conta com mais miúdos, seguido do Olivais (51) e Académica (42)
No Geral,isto é, somando os Minis com todos os outros escalões, masculino e feminino, o Olivais fica em primeiro (225), seguido da Académica (179) e Clube PT (133).


MINIBASQUETE
Há a registar, como nota muito positiva, o regresso do Infante Montemor (25 minis), Lousanense (17), Naval (11) e Girasol (7). Como negativo, embora o ano passado já não tivessem minis inscritos, o desaparecimento do Poiares, Ançã, Arco - Ourentela. Pedra Rija - E. Freire e União CDA Social.
Coimbra (177) continua a ser o maior pólo do Minibasquete, seguido da Figueira da Foz (124), Cantanhede (57), Montemor-O-Velho (25), Lousã (17) e Oliveira do Hospital (15).

TOTAL DE PRATICANTES
(dos Minis aos Seniores)

O Olivais (225) continua a ser o clube do nosso distrito. Seguem-se a Académica (179) e Clube PT (133). Ginásio (129), Sporting Figueirense (109), Lousanense (100), BC Cantanhede (90), Sampaense (56) e Infante Montemor (44).
(Dois toques em cima dos quadros para os aumentar)
Carlos Gonçalves
Abril.08

quarta-feira, 2 de abril de 2008

12 DE ABRIL - Projecto "Treinar com Pais & Mães"



É já no próximo dia 12 de Abril (sábado) que se realiza a tão esperada Acção sobre "Treinar com Pais & Mães" com a psicóloga Helena Gomes e com organização Comité Distrital de Minibasquete da ABC.

O Calendário da Acção é o seguinte:

11.00 às 13.00 horas - Sala (formação para/com treinadores)
15.00 às 16.00 horas - Sala (formação para/com pais e mães
15.00 às 16.00 horas - Pavilhão (minibasquete/filhos)
16.00 às 17.00 horas - Pavilhão (jogos com pais/mães/filhos)
17.30 às 18.30 horas - Lanche convívio

As inscrições de pais, mães (indicando o número e idade dos filhos que vão participar) e treinadores devem ser feitas nos clubes ou na ABC/CDMB.

TORNEIOS PRIMAVERA COMEÇAM PRÓXIMO SÁBADO


Começam já no próximo próximo fim-de-semana os Torneios Primavera do Minibasquete.

5. ABRIL - Pavilhão Multidesportos de Coimbra
09.30 às 12.00 horas - 12 nível II
com a participação de Académica, Ginásio e Olivais
organização da Académica

5. ABRIL - Pavilhão Municipal de Montemor-O-Velho
15.00 às 17.00 horas - 12 nível II
com a participação do Infante Montemor, Ginásio, Académica e Olivais
organização da Infante Montemor

6. ABRIL - Pavilhão Eng. Augusto Correia - Olivais
09.30 às 12.00 horas - Minis 10
com a participação do Olivais, Ginásio, Académica e Clube PT
organização do Olivais

NAVAL DE REGRESSO AO MINIBASQUETE e SAMPAENSE COM NOVAS INSCRIÇÕES




Uma boa notícia para todos aqueles que apreciam e compreendem a importância do Minibasquete para o desenvolvimento dos jovens e da modalidade: a Naval está de regresso ao Minibasquete.
Já com cerca de 15 inscritos, brevemente iremos ver os seus Minis em Convívios.


Também o Sampaense tem inscritos mais minis. Neste momento conta com cerca de 15 inscritos e tal, como com a Naval, certamente iremos ver os seus minis em convívio com outros jovens do distrito