segunda-feira, 23 de abril de 2007

TORNEIO DE MINIS A NO CLUBE PT



Com organização do CLub PT, realizou-se no passado sábado, um Torneio de Minis A. Participaram o clube organizador, Ginásio, Sporting Figueirense e Olivais.
Foi uma manhã bem divertida e onde os mais novos jogaram muito minibasquete.
(Filme "roubado" ao Clube PT. Obrigado.)

terça-feira, 17 de abril de 2007

CONCLUSÕES DA REUNIÃO ENTRE O CDMB E OS CLUBES

Realizou-se na segunda-feira, dia 16 de Abril, a 3ª terceira reunião da presente época, entre o CDMB e os Clubes. Infelizmente. alguns clubes continuam a primar pela ausência. Presentes Olivais FC, Académica, Clube P, Sporting Figueirense e Ginásio. Foi uma reunião participada e da qual sairam as seguintes conclusões:

MINIS B (2º ano ou equivalente)
Equipas inscritas: Ginásio, Olivais, Académica e Clube PT.
Forma de Convívio:
- Convívios de 3 equipas
- Campo Grande
- Tabelas altas
- Bola nº 5
- Bola ao ar - posse alternada
- Substituições só a meio de cada período com o jogo parado
- Jogo 4x12 minutos corridos

MINIS B (1º ano ou equivalente)
Equipas inscritas: Ginásio, Olivais masculino, Olivais feminino, Sporting, Académica misto.
Forma de Convívio:
- Convívio de 4 equipas igual à fase anterior em 5x5
- Bola ao ar dada ao ataque
- Substituições só a meio de cada período com o jogo parado
- Jogo 4x12 minutos corridos

DATAS DOS CONVÍVIOS
28/Abril - Académica (2º Ano) (a confirmar) - período da manhã
05/Maio - Académica (1º Ano) - período da manhã
12/Maio - Ginásio (2º Ano) - período da manhã
26/Maio - Clube PT (2º Ano) - período da manhã
27/Maio - Olivais (1º Ano) - período da tarde - 15.00 horas

SÃO NECESSÁRIAS AINDA ESTAS DATAS:
28 ou 29 de Abril (1º Ano)
05 ou 06 de Maio (2º Ano)
12 ou 13 de Maio (1º Ano)

MINIS A
Equipas inscritas: Académica, Clube PT, Sporting, Olivais e Ginásio.
Datas dos Convívios;

21 de Abril - Clube PT - período da manhã - Clube PT, Ginásio, Sporting e Olivais.
28 ou 29 de Abril (a)
5 de Maio - Clube PT - período da manhã
12 ou 13 de Maio (a)
26 ou 27 de Maio (a)

(a) Faltam marcar estes convívios

OS CLUBES QUE NÃO ESTIVERAM NA REUNIÃO E QUEIRAM PARTICIPAR, DEVEM INDICAR ATÉ AO DIA 19 DE ABRIL (5ª feira), QUAIS OS ESCALÕES E DATAS PARA OS CONVÍVIOS.

Nos dias 19 e 20 de Maio decorre a 3ª Acção de Cpmplemento de Formação para Treinadores Estagiários. Vamos convidar atleta minis para estarem presentes das 10.00 às 12.00 horas. Nestes dois dias não marcaremos convívios.

Pe´O Comité Distrital de Minibasquete
Isabel Nogueira de Lemos, Profª
Directora Técnica Regional

segunda-feira, 16 de abril de 2007

FESTA DA FAMÍLIA - FESTA DE ENCERRAMENTO



O Encerramento do Minibasquete vai-se realizar no dia 3 de Junho de 2007, na Lousã e contará com as seguintes actividades:

- Jogo com Pais
- All Star de Minis para além dos jogos entre as equipas presentes
- Caça ao Tesouro

Os Clubes têm que confirmar a sua participação até ao dia 17 de Maio de 2007. O CDMB enviará brevemente Ficha própria para o efeito.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

CDMB E CLUBES EM REUNIÃO



Na próxima 2ª feira, dia 16 de Abril, pelas 21.30 horas, na sede da Associação de Basquetebol de Coimbra, vai realizar-se a 3ª Reunião do Comité Distrital de Minibasquete com os Clubes do distrito.

Assuntos em discussão:

1. Balanço das actividades de Janeiro a Março/07 - Torneio de Superminis e Convívios Especiais;
2. Preparação das actividades de Abril a Junho/07 - Torneio Primavera; Ticha Penicheiro e Torneio de Encerramento;
3. Passaportes/Selos;
4. Outros assuntos.

Contamos com a presença activa de todos!
Até lá!

terça-feira, 10 de abril de 2007

BASQUETEBOL PELO MUNDO VII

Uma imagem vale mais do que mil palavras!

domingo, 8 de abril de 2007

CONVÍVIO ESPECIAL DE MINI’NOS NA FIGUEIRA DA FOZ

Realizou-se no dia 17 de Março pelas 10 horas no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, o convívio especial MINI’NOS organizado pelo Comité Distrital de Minibasquete e o Ginásio Clube Figueirense através da presença de alguns dos seus técnicos e atletas e disponibilização do pavilhão. Estiveram presentes 42 atletas (de apenas 3 clubes: Académica, Ginásio e Olivais) distribuídos por 4 equipas: amarela (orientada por João Cortês Vaz, Olivais), azul (por Fernando Santos, A.A.C.), verde (por Luís Xavier, A.A.C.) e vermelha (por José Costa, Ginásio). Foram realizados jogos em 4X4 entre todas as equipas e o já habitual concurso do Elimina. Venceu a equipa verde constituída pelos seguintes atletas: Alberto Teixeira, André Mendes e Bernardo Furet (Ginásio Figueirense), Gonçalo Carvalho, Filipe Conceição, Pedro Seco e Sebastião Dinis (A.A.C.) e Alexandre Gonçalves, Francisco Nobre, Alexandre Cavaleiro e Pedro Valente (Olivais).
No final foram distribuídos os passaportes e oferecido um pequeno lanche pelo CDMB.

OLIVAIS EM ACÇÃO



Ao IV torneio Internacional de Minibasquete de Monção, que decorreu nos passados dias 24 e 25 de Março, deslocaram-se seis equipas de Coimbra, três do Olivais Coimbra e tês da AAC. Eram equipas de minis A, minis B Masculinos e minis B Femininos. Estiveram presentes um total de dezanove clubes, sendo dois espanhóis (uma da Galiza e outra de Barcelona). A organização local foi excelente, a confraternização foi total e os jovens atletas puderam conviver de forma sã e divertida e criar ainda mais entusiasmo pelo minibasquete. Um sucesso completo!

(texto e fotos enviados pela Secção de Minibasquete do Olivais Futebol Clube)

ACADÉMICA EM ACÇÃO




"ALL STAR PRÓ-LIGA
A Associação Académica de Coimbra esteve presente com uma equipa de minis B mista no All Star da Pró-Liga 2007 que se realizou no dia 11 de Março no Pavilhão da Física de Torres Vedras. Na parte da manhã, realizaram diversos jogos com alguns dos clubes inscritos na Pró-Liga e da parte da tarde assistiram ao concurso de afundanços e de triplos e ao jogo Norte-Sul.

TORNEIO DE MONÇÃO
A Associação Académica de Coimbra participou na Festa do Minibasket organizada pelo Monção Basket Clube nos dias 24 e 25 de Março com uma equipa de minis A e duas equipas de minis B. Este torneio, já na sua 4ª edição, contou, para além da figura da Coca que é presença obrigatória para alegria dos mais novos, com a participação de 20 equipas dos seguintes clubes: Monção Basket Clube, A.A.C., Coimbrões, CD La Unió, Caselas, ED Viana, Juventude de Guimarães, Leça. Moinhos da Juventude, Olivais, SC Braga e Valença. Foram dois dias “recheados” de jogos de minibasquete onde a alegria e o salutar convívio com atletas de diferentes pontos do país foi evidente. Ao Monção Basket o nosso muito obrigado pela hospitalidade, simpatia e amizade. "

(Textos e fotos enviadas pela Secção de Minibasquete da Associação Académica de Coimbra)

quinta-feira, 5 de abril de 2007

GRANDE TEXTO. PARA LER E MEDITAR SOBRE A CONDUTA NOS RECINTOS DESPORTIVOS


Elogio ao árbitro
A Festa Nacional do Basquetebol Juvenil terminou e é agora altura de se fazer o balanço. Muito foi já dito e muito estará ainda por dizer. Vicente Costa (da FPB) deixa-nos aqui um seu contributo, sob a forma de um artigo de opinião - em que o título "apenas" dá o mote: partindo de um elogio ao(s) árbitro(s), o autor faz algumas reflexões com interesse também para os outros agentes da modalidade. Aliás, com interesse para todos os agentes desportivos. Para ler, no desenvolvimento desta "notícia".
ELOGIO AO ÁRBITRO 29, 30, 31 de Março e 01 de Abril de 2007: Festa Nacional do Basquetebol Juvenil Em Portimão reuniu-se a fina-flor do basquetebol nacional, nas idades de iniciados e cadetes masculinos e femininos, para alegremente competirem na busca de um primeiro lugar que todos, à partida, acreditam que devem merecer: é a Maria de Castelo Branco, é o Manel do Algarve, é o António e o Zé de Viana e a Joana e a Filipa de Coimbra; olha o matulão de Setúbal, não é o Carlos? e aquela base de Santarém, oh é a Luísa! E jogam que se fartam! E é uma equipa bestial! E o treinador, o José, está mesmo a procurar dar indicações certas, e… Mas quem são aqueles gajos?! Aqueles, ali, a correrem de um lado para o outro de apito na boca? Aqueles são os que ninguém conhece pelo nome mas que muitos socio-desportivo-culturais diminuídos se arrogam o direito de os baptizar: são os gatunos, os ladrões, são os “vai p’ra casa, malandro”, “ viste ao contrário ó ceguinho!”, “vê lá se aprendes!”. Outros nomes de baptismo com água sebenta que são atribuídos aos tais gajos de apito na boca, reservo-me o direito de não os divulgar aqui. Aliás, são por todos conhecidos e uma repetição poderia ser acusada de plágio. Só não o seria se desse a conhecer a origem, os autores, os baptistas, mas isso levar-me-ia a ter de identificar uma boa e significativa parcela dos frequentadores de estádios, recintos desportivos, e outros locais onde a requintada falança lusitana faria inveja a Gil Vicente. Não. Não divulgo.

Regressemos então á Festa. Não me é possível relembrar todos os que se entregaram com amor desinteressado à organização, no desempenho de tarefas, acompanhamento de cerca de 900 atletas, permanente presença de autarcas, dirigentes de clubes, associações, escolas e seus funcionários, motoristas e essa novidade de excelência de um comboio oferecido para viajar de Norte a Sul e de Sul a Norte; e o pessoal da Portimão Arena; e a vontade de rectificar de imediato o que surgia menos correcto; e todo um universo de simpatia e boa-vontade que se entranhou em todos por virtude de todos e que transformou as pesadas e difíceis, algumas, tarefas em um outro universo de sorrisos, boa disposição e alegria. A Festa que se desejava foi uma Enorme Festa!

E agora regressamos ao título desta conversa: Elogio ao Árbitro. Os tais gajos. Companheiros inseparáveis e imprescindíveis nesta e noutras festas. Amigos de muitos dos jogadores e até familiares de alguns deles. Alguns com outros compromissos, que puseram de parte para estarem presentes. Outros com licenças excepcionais para se ausentarem do trabalho ou de tarefas várias, para naquele período estarem presentes. Todos jovens e com vontade de colaborar na Festa. E agora vão dizer-me: “não admira, vão todos ganhar uma pipa de massa! Até eu ia…” Na realidade, os árbitros e oficiais de mesa em acção nos quatro dias de Portimão, ganharam… zero. E para ganharem zero, foram convidados/convocados/nomeados para a árdua tarefa de, em cerca de 200 jogos, julgarem os desempenhos técnicos e erros de cada um ou de cada uma, com a bola ou sem ela; julgarem as faltas atacantes e as do defensor; decidirem “na hora” se foram ou não passos; se a falta aconteceu durante o lançamento. Enfim, julgarem as múltiplas situações que constituem um jogo de uma das mais complexas modalidades desportivas que se conhecem. E procuram julgá-las com acerto. Mas… a cada apitadela, um coro de assobios e impropérios! Faça-se então o equilíbrio entre uns e outros. A cada passe mal feito que um atleta faça, assobiadela; a cada lançamento falhado, assobiadela; a cada drible mal protegido, “vai p’ra casa, malandro!”; a cada perda de bola, “vê lá s’aprendes, ó meu…”; em plena falta atacante:”não sabes mudar de direcção, desgraçado!” (Traduza-se malandro, as reticências e desgraçado pelos impropérios que aqui não são divulgados…) E por aí fora. Isto, quanto a jogadores. Então, e os treinadores? Que é feito dos ensinamentos, conceitos e princípios que se adquirem nos cursos, nas reciclagens, nos clinics? Será necessário incluir nas diversas e variegadas acções de formação um tema que em cada dia se torna mais premente abordar: as relações humanas? O respeito pelo jogador não faz parte da cartilha do treinador? Um célebre treinador norte-americano disse um dia: “tenho pelos meus jogadores o mesmo respeito que eles têm por mim”. Não haverá um jogador português de nomeada que inverta a situação e fique na história, afirmando: “tenho pelo meu treinador o mesmo respeito que ele tem por mim?” Paralelamente, não existirá um árbitro de grande prestígio, passado, actual ou futuro, que afirme convictamente e sem qualquer hesitação, e não se afastando um milímetro da verdade, que nunca, nem antes, nem agora, nem futuramente, “um árbitro faltou ou faltará ao respeito a um treinador, como um treinador já o faz a ele?” Aguardemos, a ver se mudamos a agulha da linha de conduta. Mas ainda temos os dirigentes… Como é possível? Como, diabos me levem! ainda é possível?! Uma ou outra actuação bem negativa em relação aos árbitros, felizmente, são as raras excepções. Mas mesmo essas excepções têm de entrar decididamente no bom comportamento universalmente aceite e não criarem escola com os seus exemplos. Porque como é sabido, os maus exemplos são os mais fáceis de seguir, e mais quando vêm de cima. Voltemos à Festa.

E voltamos com gosto! “Lamento que tenha terminado” foi frase que se ouviu e que traduz bem o estado de espírito que se apoderou de cada um de nós e a emoção fortemente sentida no último acto do acontecimento. Mas também uma vincada tristeza. Uma assobiadela injusta, não só pelo momento que se vivia mas principalmente porque os honestos e competentes, embora um ou outro menos experiente, companheiros árbitros a não mereciam. Se é tradição ofender o árbitro, acabemos com uma tradição que nos envergonha. Se é falta de educação ou de princípios, reciclemo-nos todos, com urgência! É que a próxima Festa é já a seguir e, como tudo indica, na mesma Portimão que nos recebeu agora de braços abertos e de forma que não esquece. Iniciemos então os treinos do comportamento em todos os campos de Basquetebol do espaço nacional. Em cada campo, em cada jogo, em cada prova, em cada escalão etário, todos nós, dirigentes, jogadores, árbitros, treinadores cuidando de nós próprios e dando exemplos favoráveis a uma formação bem diferente para melhor, dirigida ao público que nos observa e que pode, e deve, alterar a sua atitude, influenciado pelo nosso comportamento. Uma Festa tão bela, de tão grande dimensão, não pode incluir nem um senão, nem sequer um mas. Só tem de transbordar de beleza, alegria, amizade, companheirismo. O Basquetebol é isso mesmo. E o Árbitro também é Basquetebol.

(artigo de opinião de Vicente Costa, retirado do sítio da FPB)

quarta-feira, 4 de abril de 2007

VOTOS DE UMA BOA PÁSCOA



O CDMB deseja uma Boa Páscoa para todos.
Vamos aproveitar para carregar as baterias e "atacar" a parte final da época. Não abusem muito dos doces!


Um pouco de história
A palavra "Páscoa" é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. A Páscoa já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Os judeus comemoram esse dia, desde há muito tempo, só que com outro sentido, o de liberdade, após anos de escravidão no Egito. Em contrapartida, para os cristãos, a Páscoa tem um significado especial e diferente uma vez que celebra o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu, dois dias depois da morte na cruz (sexta-feira Santa).

terça-feira, 3 de abril de 2007

GINÁSIO NO TORNEIO ADRIANO NORDESTE



O minis A e B do Ginásio Figueirense participaram nos dias 24 e 25 de Março, a convite do Iliabum Clube, no Torneio Internacional de Minibasquete Capitão Adriano Nordeste.
Participaram no escalão de Mini “A” , o Iliabum 1 e 2, Colégio Camões (Guarda), Ginásio e Fc. Porto e no escalão de Mini “B” participaram o Iliabum, Barreirense, Ginásio e ED Viana.
Para além dos vários jogos entre as equipas convidadas, os atletas, nos tempos livres, tinham à sua disponibilidade um campo de minigolf, bem como computadores com os mais variados jogos para se poderem divertir.
Queremos aqui deixar uma palavra de apreço pela maneira como fomos acolhidos durante todo o Torneio pelo Sr. Guilherme Teiga Coordenador do basquetebol do Iliabum, o nosso muito obrigado. (texto e fotos que o Ginásio nos enviou)

BASQUETEBOL PELO MUNDO VI

Uma imagem vale por mil palavras!

segunda-feira, 2 de abril de 2007

CHEGOU AO FIM A FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL

Chegou ao fim a Festa do Basquetebol Juvenil - Campeonatos de Portugal interselecções. As nossas selecções realizaram os seguintes jogos:



Iniciados Masculinos
Coimbra, 53 – Lisboa, 69
Viana do castelo, 40 – Coimbra, 70
Coimbra, 51 – Setúbal, 47
Porto, 51 – Coimbra, 30
Coimbra, 56 – Aveiro, 108
Final: Porto, 47 - Aveiro, 70

Iniciados Femininos
Coimbra, 66 – Leiria, 11
Aveiro, 47 – Coimbra, 34
Coimbra, 59 – Lisboa, 52
Coimbra, 46 – Santarém, 33
Coimbra, 43 – Aveiro, 56
Madeira, 73 – Coimbra, 61
Final: Aveiro, 62 - Porto, 51

Cadetes Masculinos
Algarve, 29 – Coimbra, 59
Porto, 56 – Coimbra, 46
Coimbra, 34 – Setúbal, 54
Coimbra, 74 – Santarém, 77
Final: Porto, 57 - Setúbal, 83

Cadetes Femininos
Viana do Castelo, 45 – Coimbra, 40
Madeira, 34 – Coimbra, 36
Coimbra, 47 – Lisboa, 49
Coimbra, 67 – Viana do Castelo, 57
Porto, 43 – Coimbra, 39
Final: Porto, 57 - Setúbal, 83

domingo, 1 de abril de 2007

JAMBOREE DECORREU NOS AÇORES!


A magia do evento que é a verdadeira jóia da coroa do minibásquete, andOU de novo à solta em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira que teVE a honra e o privilégio de ser a primeira terra a repetir um jamboree nacional.

A ABC/CDMB esteve representado por dois Minis B - Luís Afonso Neto Parra Rocha Gonçalves e Antónia Maria da Costa Jasmins Pereira Santos, ambos da Académica de Coimbra.

Hino da Terceira
Todos os jamborees tem um hino e uma música própria.
A magia está nas crianças e no empenhamento de um alargado grupo de treinadores, que são hoje em dia referências, como treinadores de minibásquete. Um dia, e brevemente, farei uma listagem de nomes de treinadores de mini que nos últimos anos se fixaram neste escalão, e que são hoje em dia referências importantes. Hoje quero homenagear os 18 que estão presentes neste jamboree. Apesar do seu trabalho. houve alguns que ainda tiveram tempo para criar este blog.

Para eles e para toda a Terceira o hino e a palavra mágica deste jamboree

Alabu, alabu xicabi
É a palavra mágica deste jamboree
Alabu, alabu xicabi
Adoramos estar aqui

Trouxe muita felicidade
Trouxe muita fantasia
Já sentimos a saudade
De tanta alegria

San Payo Araújo