quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

FPB divulga notícia da reunião nacional de minibasquete


Associações presentes saíram satisfeitas da reunião
Mário Saldanha ausculta minibásquete

Os responsáveis pelo minibásquete das Associações do Alentejo, Algarve, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, São Miguel, Santarém Setúbal, Viana do Castelo e Viseu reuniaram no passado sábado, na sede da FPB, com Mário Saldanha (Presidente da FPB), Ana Maria (Vice-Presidente do CNMB) e o Director-Técnico do Comité, San Payo Araújo.

A reunião que decorreu em bom ritmo e deu a oportunidade de todos conhecerem as realidades das diversas Associações presentes. Após uma breve panorâmica do caminho trilhado pelo minibásquete desde 2000 foram apresentados pela FPB/CNMB dois novos projectos: A reformulação dos escalões etários do minibásquete e o projecto dos Convívios Interdistritais Banif.
Seguidamente os Comités Distritiais apresentaram o que estavam a fazer e surgiram novas ideias a serem consideradas. Das diversas sugestões destacamos as de: Aveiro que falou na necessidade da formação de Comissões de Pais ligadas aos Comités Distritais, cursos de primeiros socorros e suporte básico de vida, da necessidade da criação de um escalão de transição os infantis ligando o desporto federado ao escolar e escola de arbitragem, Coimbra a ideia do passaporte para os eventos de mini, ideia que sensibilizou muito o Presidente da FPB; Viana do Castelo e Porto grande preocupação com o minibásquete feminino sugerindo o alargamento do circuito Ticha Penicheiro pelo país inteiro.
O problema das inscrições também foi debatido, e amplamente abordado pelo Presidente da FPB. As associações presentes manifestaram a sua satisfação pela forma como dercorreu esta reunião ficando a imagem que o minibásquete está no bom caminho e nas conclusões, o Presidente Mário Saldanha afirmou ser o Minibasquete apoiado pela Federação e o facto da sua presença na reunião ser sinal disso. Por delegação do Presidente San Payo Araújo encerrou os trabalhos mencionando, que sem investimento não há desenvolvimento. Há que ter ideias e acreditar nos projectos em que o elo humano e a sua capacidade é determinante, na ausência de recursos o grande investimento tem de ser feito na mobilização das pessoas. Reconhecer o seu trabalho e dar-lhe visibilidade. Como disse o blog do CDMB de Coimbra cdmb-coimbra.blogspot.com a Reunião Nacional mostra que minibásquete está no caminho certo.
(texto retirado do sítio da Federação Portuguesa de Basquetebol)

TORNEIOS DE SUPERMINIS NO PRÓXIMO SÁBADO



No próximo sábado, dia 3 de Fevereiro, há muitas actividades para os nossos Minis. A saber:

MINIS B
CICLO JOÃO DE BARROS (Figueira da Foz)
Organização do Sporting Figueirense
Horário: 15.00 às 17.00 horas
Participam: Sporting, Olivais e Académica

PAVILHÃO DA PT (Coimbra)
Organização do Clube PT
Horário: 10.00 às 12.30 horas
Participam: Clube PT, Académica, Olivais e Sampaense

MINIS A
MULTIDESPORTOS (Coimbra)
Organização da Académica
Horário: 10.00 às 12.00 horas
Participam: Académica, Olivais, Clube PT, Infante Montemor e Sporting Figueirense

Divirtamse!
Mandem notícias e fotos para o nosso Blog!

domingo, 28 de janeiro de 2007

Mini´Nas em grande convívio


No passado sábado, 27 de Janeiro, no Pavilhão Multidesportos, em organização conjunta do CDMB e da Académica, realizou-se o Convívio Mini´Nas..
Estiveram presentes 44 atletas de 5 clubes (Clube PT, Olivais, Académica, Sporting Figueirense, Infante Montemor) dividos por 5 equipas (amarela, verde, azul, vermelha, laranja e rosa).
A equipa amarela foi a vencedora e era constítuida por Luisa Frutuoso e Joana Caldeira (Clube PT), Maria Rita Mendes (Olivais), Mariana Cordeiro (Académica), Marta Lucas (Infante Montemor), Mariana Duarte e Catarina Santos (Sporting Figueirense).
Cada equipa realizou 3 jogos (4x4) e 2 actividades alternativas - estafetas de drible e lançamento, "O lencinho", isto é, "A bolinha"... jogo do lencinho adaptado ao basquetebol...
No final e antes do lanche foram entregues a todos o respectivo Passaporte e Selo de Presenças. Houve prémios para a equipa vencedora.
Em conclusão, nesta segunda edição do Mini´Nas notou-se um maior convívio e ligação entre as atletas das equipas formadas, em parte, fruto do empenho dos treinadores presentes.
Parabéns a todos!

REUNIÃO NACIONAL MOSTRA QUE O MINIBASQUETE ESTÁ NO CAMINHO CERTO


No passado sábado, na sede da FPB, reuniu o Comité Nacional de Minibasquete. Foram os anfitriões da reunião, Mário Saldanha (Presidente da FPB), Ana Maria (Vice-Presidente do CNMB) e o Director-Técnico do Comité, San Payo Araújo. Das 21 Associações distritais, fizeram-se representar 12. Um número bastante bom.
A reunião foi viva e deu a oportunidade de todos conhecerem as realidades de cada um. O Minibasquete está, de facto, no bom caminho e o trabalho iniciado em 2000 começa a dar os seus frutos. Em verdade, pode dizer-se que o Minibasquete é uma realidade que já não vive do improviso, mas sim, de um trabalho acente em objectivos e projectos.
Algumas ideias e experiências "apareceram" tal como a formação de Comissões de Pais ligadas ao Comité Distrital, Cursos Anuais de Primeiros Socorros, o escalão Infantil de ligação entre o desporto escolar e o federado, Escola de Arbitragem, sobre a possível introdução de conteúdos de nível I no Minibasquete e o possível avanço para 3 escalões dentro do Minibasquete - sub 12 anos (minibasquete), sub 10 anos (microbasquete) e sub 8 anos (babybasquete). Neste ponto, os escalões foram bem aceites, já os nomes escolhidos para os designar nem tanto, entre outras.
Algumas preocupações relacionadas com a Formação de Formadores dos Clubes, a não inscrição de todos os minis em actividade, a questão do Seguro Desportivo foram igualmente abordadas.
Nas conclusões, o Presidente Mário Saldanha afirmou ser o Minibasquete apoiado pela Federação e o facto da sua presença na reunião ser sinal disso.
Já San San Payo Araújo referiu, entre outros assuntos, que "sem investimento não há desenvolvimento. Há que ter ideias. Acredito nos projectos em que o elo humano está ligado. O grande investimento é na mobilização das pessoas. Reconhecer o seu trabalho e dar-lhe visibilidade". "Eventos com qualidade são eventos mobilizadores. Se tiverem qualidade as pessoas/os jovens vão querer voltar". "A importância dos Blogs. Não há projectos, sem divulgação". "Há modelos. Há orientações, no entanto, tudo depende da realidade no terreno. O segredo é trabalho e organização".
O nosso Comité fez-se representar pelo seu Presidente, José Manuel Almeida, pela Directora-Técnica da ABC, Isabel Lemos e por Carlos Gonçalves.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

MINIS B FEMININOS EM ACÇÃO NO SÁBADO


No sábado, dia 27 de Janeiro, o Pavilhão Multidesportos de Coimbra vai receber o TORNEIO SUPERMINIS B FEMININOS. A organização é da responsabilidade do CDMB e da Académica de Coimbra.
Assim, entre as 14.30 e as 17.30 horas, todas as atletas Minis B inscritas na ABC vão participar em mais um saudável e divertido convívio.
Divirtam-se!

COMITÉ NACIONAL DE MINIBASQUETE EM REUNIÃO


O presidente Mário Saldanha vai reunir-se na sede da Federação com os Comités Distritais e Regionais de Minibásquete às 10.00 horas do dia 27 de Janeiro (sábado) . Esta reunião, após um breve balanço das actividades do mini desde 2000 (ano de reactivação do CNMB), será um momento privilegiado para FPB/CNMB auscultar a sensibilidade das Associações, sobre os caminhos e importância do minibásquete.
O Comité Distrital de Minibasquete far-se-à representar pelo seu presidente José Manuel Almeida, pela Directora Técnica da ABC Isabel Lemos e Carlos Gonçalves.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

FIM-DE-SEMANA COM MUITO MINISBASQUETE


Este fim-de-semana, a "capital" do Minibasquete distrital é em Coimbra.
Assim, as actividades começam no sábado, com um TORNEIO SUPERMINIS - MINIS B MASCULINO,no Pavilhão Multidesportos, das 10.00 às 12.00. Com a organização à responsabilidade da Académica, participam as equipas do Ginásio, Sampaense e clube anfitrião (misto).
No domingo, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, com a organização do Olivais Coimbra, haverá o TORNEIO SUPERMINIS - MINIS B FEMININOS, entre as 10.00 e as 12.00 horas, com a participação do Infante Montemor, Clube PT, Sporting Figueirense e Olivais.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

25 ANOS SOBRE A MORTE DO PROF. MARIO LEMOS



Mário Lemos – Diga Minibásquete. Doutrinador do Minibásquete faleceu à 25 anos

Fez no dia 15 de Janeiro corrente, 25 anos sobre o falecimento do Prof. Mário Lemos. Numa época em que de novo, felizmente, tanto se fala em formação e no minibásquete relembrar o seu legado é um acto da mais elementar justiça.

Mário Lemos compreendeu, e transcrevemos aqui palavras do Prof. Dr. Carlos Gonçalves, (que como professor estagiário o acompanhou na introdução do minibásquete no Colégio Militar em 1965), “a essência do jogo definindo claramente os seus objectivos, (bem para além de um simples movimento de iniciação ao basquetebol), tornou-se no grande doutrinador desta actividade. A sua visão educativa do jogo leva-o a introduzir conceitos inovadores, como a constituição de equipas mistas (crianças de ambos os sexos, dos 8 aos 10 anos) e a organização de torneios-convívios com a participação de equipas constituídas por crianças oriundas de diferentes equipas. Estes conceitos viriam a ter conhecimento internacional e estão, ainda hoje integrados na organização dos Jamborees Europeus de Minibásquete.”
Para terminar esta breve homenagem ao saudoso professor transcrevemos aqui duas passagens que definem em grande parte a essência da visão de Mário Lemos sobre o minibásquete.
- Entrevista a Carlos Nogueira, Jornal “Record” de 20.05.72 falando sobre minibásquete afirmou que este se encontra “numa fase da formação humana em que os educadores terão a possibilidade de actuar promovendo situações, que levem as crianças a adquirir com naturalidade uma nova forma de estar na sociedade em que vivemos”
- Entrevista a Jorge Schnitzer, Jornal “A Bola” de 25.05.72 “Escreva minibásquete e não minibasquetebol. Minibásquete quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o basquetebol é outra.”
(texto e foto retirados do sítio da Federação Portuguesa de Basquetebol)

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

"MANHÃ COM SAN PAYO ARAÚJO" no Olivais


"Uma manhã de trabalho diferente. É com este propósito que o Olivais Coimbra leva a efeito, no próximo sábado, uma iniciativa a que deu o nome "Manhã com San Payo Araújo".
Sob a orientação do Director Técnico do Comité Nacional de Minibasquete, em actividade vão estar todos os Minis do clube, e respectivos treinadores e monitores, de acordo com o seguinte programa: acção com os Minis B (9H30); conversa com todos os Minis (11H30); acção com os Minis B femininos e com os Minis A masculinos (12H00)."
(texto retirado da Nota à Comunicação Social enviada para o CDMB por Luís Gonçalves, Director Técnico do Olivais FC)

domingo, 14 de janeiro de 2007

FOI UM ÊXITO O CONVÍVIO ESPECIAL DE MINIASES

No sábado passado, o Pavilhão do Clube PT Coimbra, recebeu o Convívio Especial de MiniAses. Os cerca de 90 miúdos divertiram-se "à grande". Os Minis A (feminino e masculino) do Sporting Figueirense, Olivais Coimbra, Académica, Clube PT, Infante Montemor e Cantanhede tiveram oportunidade de jogar e participar num circuito técnico.
A organização a cargo do Comité Distrital de Minibasquete contou com a empenhada colaboração do Clube PT Coimbra. A única nota negativa vai para a falta de atletas (mais uma vez) do Ginásio Figueirense.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

AB COIMBRA tem 15% dos Minis federados

Há 2947 Minis inscritos nas diversas Associações do país.
A AB Aveiro com 532 é a que tem, nesta data, mais inscritos. A nossa Associação encontra-se na quarta posição (269).



Como curiosidade registe-se os valores da AB Viseu (131), AB Santarém (157), AB Leiria (31), AB Guarda (65), AB Castelo Branco (4) e AB Algarve (105).

O total de Minis federados (2947) dividem-se da seguinte forma: Minis A (1354 - feminino (476)/masculino (878); Minis B (1593 - feminino (562)/masculino (1031).

Certamente, e é o caso do nosso distrito, ainda há atletas Minis por inscrever, o que significa que estes números podem aumentar.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

40% dos atletas inscritos na ABC são Minis

Conforme dados fornecidos pela Secretaria da Associação de Basquetebol de Coimbra o número de atletas federados é de 927.
Destes, 258 são Minis, o que corresponde a 40%. Como sabemos que ainda há Minis por inscrever, significa que este número, pode e deve aumentar.

FEMININO - MASCULINO - QUADRO DE TOTAIS






(clique em cima das imagens para ampliar)

NÚMEROS NACIONAIS

A Associação de Basquetebol de Coimbra ocupa o 5º lugar no ranking de atletas inscritos (927). O 1º lugar é ocupado pela AB Porto (2108), seguida de AB Aveiro (1831), AB Lisboa (1507), AB Stúbal (1013), AB Coimbra (927), AB Algarve (759) e AB Santarém (648).

Outros números, por curiosidade, AB Viseu (329), AB Madeira (366), AB Leiria (364), AB Guarda (74), AB Castelo Branco (157) e AB Alentejo (301).

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

É JÁ NO SÁBADO O CONVÍVIO ESPECIAL DE MiniASES na PT


No próximo sábado, dia 13 de Janeiro, entre as 10.30 e as 12.30 horas, realiza-se no Pavilhão da PT, um Convívio Especial de Minis A - masculinos e femininos. A organização está cargo do CDMB e do Clube PT Coimbra.
São cerca de 100 miúdos de sete clubes do distrito (Clube PT, Académica, Olivais, Cantanhede, Infante Montemor, Ginásio e Sporting Figueirense), integrando oito equipas que vão divertir-se no sábado, pela manhã.
Para além de vários jogos, os nossos Minis A vão ainda participar num Circuito Técnico e no Concurso de Dribles.
Para além do saudável convívio, o CDMB vai aproveitar este evento para distribuir o Passaporte Desportivo.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

CALENDARIZAÇÃO DOS TORNEIOS SUPERMINIS

Calendarização aprovada na última reunião do Comité Distrital de Minibasquete com os Clubes.